O que é o peeling de fenol, feito por morto em clínica de influencer
Peeling de fenol é um tratamento dermatológico concebido para restaurar a pele, porém é mais invasivo e requer uma recuperação mais longa
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Henrique da Silva Chagas, de 27 anos, morreu nesta segunda-feira (3/6), após ser submetido a um procedimento estético chamado peeling de fenol, uma substância corrosiva, usada sobre a pele em tratamentos de rejuvenescimento, na clínica de estética da influencer Natalia Becker, no bairro do Campo Belo, zona sul de São Paulo.
Antes do uso do fenol, o paciente foi submetido a uma limpeza de pele e, após isso, a uma aplicação de anestésico.
O peeling de fenol é um tratamento dermatológico concebido para restaurar a pele, melhorando sua textura, reduzindo rugas, manchas e cicatrizes de acne. O procedimento se diferencia das outras técnicas existentes pela sua profundidade de atuação, já que é capaz de atingir camadas dérmicas mais profundas, prometendo resultados mais transformadores.
O fenol é um composto químico que possibilita a esfoliação controlada da pele, desencadeando um processo de rejuvenescimento. Porém, é um ácido muito forte que pode causar efeitos colaterais significativos e até mesmo danos irreversíveis.
O uso da substância nas camadas internas da cútis promete estimular a produção de colágeno e elastina, substâncias responsáveis pela firmeza e elasticidade cutâneas. “Ao remover as camadas danificadas da pele, este procedimento pode suavizar a aparência das cicatrizes e promover a regeneração de uma pele mais saudável e uniforme”, explica Fernanda Cassain, médica pós-graduada em dermatologia.
Esse tratamento é um procedimento mais invasivo em comparação com outros tipos de peelings, como os de ácido salicílico ou glicólico, e requer um período de recuperação mais longo.
“O peeling de fenol não é um peeling que é feito de qualquer forma em qualquer paciente, ele precisa ser feito por um profissional capacitado. O peeling de fenol mesmo precisa ser feito, inclusive, em centros cirúrgicos, devido à dor que ele pode causar. Além disso, há risco de vida ao fazer este procedimento, porque ele pode levar uma falência hepática, uma falência renal, ele pode levar uma arritmia cardíaca e até um infarto fulminante”, diz a médica dermatologista Iwyna França.
Ela afirma que, caso alguém passe mal após o peeling de fenol ou após qualquer tipo de procedimento, deve ser levado diretamente para uma emergência, ou deve ligar para o Samu, no número 192.
Segundo o boletim de ocorrência, Henrique chegou à clínica de estética por volta das 10h e passou por uma limpeza de pele antes de realizar o procedimento chamado peeling de fenol. A aplicação desse produto ocorreu na sequência e, por volta das 12h, Natalia Becker conversou com o marido de Henrique dizendo que o atendimento tinha ocorrido conforme o esperado e estava tudo bem.
A influencer afirmou que o paciente suportou a dor até com certa tranquilidade. Henrique disse ao marido que o procedimento doeu demais e que a mãe dele, que também havia manifestado interesse em fazer o peeling de fenol, não aguentaria.
Cerca de 5 minutos depois, Henrique apertou a mão do marido e começou a respirar muito forte pela boca. O companheiro da vítima chamou as funcionárias da clínica, que foram socorrer o paciente.
Henrique desmaiou e a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada. Quando os atendentes chegaram ao local, o paciente estava inconsciente, mas respirando, porém não resistiu e morreu.
Natalia Becker não foi encontrada pela reportagem do Metrópoles até o momento. O espaço segue aberto para manifestações.
O caso é investigado pelo 27º DP (Campo Belo).