O prazo de Datena para decidir se será o vice de Tabata em São Paulo
Cotado a vice de Tabata pelo PSB, Datena desistiu de concorrer em eleições quatro vezes: 2016, 2018, 2020 e 2022
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Convidado para ser o vice da chapa da deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) à Prefeitura de São Paulo, o apresentador José Luiz Datena (PSB) ainda não deu sua resposta definitiva ao partido, mas já tem um prazo para definir se sairá candidato.
Caso queira ser pré-candidato a vice-prefeito, Datena deverá deixar de apresentar seu programa diário na TV Bandeirantes a partir do dia 30 de junho. A data foi definida pelo calendário eleitoral de 2024 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“Pré-candidatos que apresentem programas de rádio ou televisão ficam proibidos de fazê-lo a partir do dia 30 de junho”, diz comunicado publicado pelo órgão.
Datena nunca se candidatou oficialmente a nenhum cargo público, mas já desistiu de concorrer em eleições quatro vezes: em 2016 e 2020, à Prefeitura de São Paulo, e em 2018 e 2022, ao Senado.
Em todas elas, a desistência ocorreu antes do prazo para que ele tivesse de deixar seu programa de TV, embora o jornalista diga que as decisões foram tomadas após os respectivos partidos aos quais foi filiado terem descumprido promessas.
PSB vê chance de candidatura
Dentro do PSB, a crença é de que, desta vez, Datena não desistirá. Dirigentes ponderaram ao próprio apresentador que seria necessário passar por um “batismo de sangue” nas urnas e que, caso aceitasse ser o vice de Tabata, ele teria a garantia de disputar o Senado em 2026.
A recuperação de Datena após ter feito duas cirurgias no coração também é vista internamente como indício de cansaço com a rotina jornalística – o apresentador comanda, diariamente, um programa de quase quatro horas de duração.