Nunes troca secretário de Mobilidade e ex-chefe do DER assume a pasta
Secretário de Mobilidade de Nunes, Ricardo Teixeira deixa cargo e retorna para a Câmara Municipal; novo secretário já processou a SPTRans
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), vai trocar o secretário de Mobilidade e Trânsito da cidade e indicará um ex-superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do governo João Doria para o cargo. O anuncio deve ser oficializado na próxima segunda-feira (15/5).
Ricardo Teixeira (foto em destaque), que estava no cargo de secretário desde agosto de 2021, vai retornar à Câmara Municipal. Vereador eleito em 2020, ele disse a aliados que desejava retornar ao Legislativo para trabalhar por sua campanha de reeleição no ano que vem.
Já o novo indicado, Celso Gonçalves Barbosa, era o secretário-adjunto da pasta desde o começo do ano.
Tanto Barbosa quanto Teixeira são ligados ao atual presidente da Câmara, Milton Leite (União), que deve manter o controle na pasta. Leite, além de ser um dos principais fiadores políticos de Nunes na Câmara, é ligado a empresas de ônibus da zona sul.
Além de reforçar sua atuação como vereador para as eleições do ano que vem, Teixeira é um dos cotados para disputar a presidência da Câmara em 2024, com o aval de Leite, mesmo com a expectativa de que ele migre do União para o MDB, partido de Nunes.
Milton Leite, contudo, também vem trabalhando pela candidatura de outro aliado, Rubinho Nunes (União).
Barbosa é advogado e trabalhou na São Paulo Transporte (SPTrans) entre 2011 e 2013, na gestão de Gilberto Kassab (PSD). Na época, ele chefiou a assessoria jurídica do Departamento de Transportes Públicos (DTP).
Ele retornou à Prefeitura em 2018, no governo João Doria, quando o ex-tucano repassou a área de Transportes para indicados de Milton Leite.
O novo secretário ficou no setor até 2021, quando foi transferido para DER – o ex-governador Rodrigo Garcia (PSDB) também havia repassado o departamento de obras para o controle de Leite e Barbosa foi um dos indicados para o órgão.
Desalojado
Celso Barbosa havia retornado à Prefeitura neste ano depois que o grupo de Milton Leite foi desalojado do DER pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
O DER está no centro de uma investigação do Ministério Público de São Paulo (MPSP) que apura suspeita de superfaturamento em obras de recapeamento e recuperação de rodovias estaduais feitas por empresas contratadas sem licitação.
Ao Metrópoles, a gestão do prefeito Ricardo Nunes afirmou que “a escolha por Celso Gonçalves se deu por se tratar de um profissional de perfil técnico, com grande experiência na área de transportes e que vai dar continuidade ao trabalho do atual secretário”.