metropoles.com

Nunes troca secretário de Mobilidade e ex-chefe do DER assume a pasta

Secretário de Mobilidade de Nunes, Ricardo Teixeira deixa cargo e retorna para a Câmara Municipal; novo secretário já processou a SPTRans

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Governo do Estado de São Paulo/Divulgação
Ricardo Teixeira
1 de 1 Ricardo Teixeira - Foto: Governo do Estado de São Paulo/Divulgação

São Paulo — O prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), vai trocar o secretário de Mobilidade e Trânsito da cidade e indicará um ex-superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do governo João Doria para o cargo. O anuncio deve ser oficializado na próxima segunda-feira (15/5).

Ricardo Teixeira (foto em destaque), que estava no cargo de secretário desde agosto de 2021, vai retornar à Câmara Municipal. Vereador eleito em 2020, ele disse a aliados que desejava retornar ao Legislativo para trabalhar por sua campanha de reeleição no ano que vem.

Já o novo indicado, Celso Gonçalves Barbosa, era o secretário-adjunto da pasta desde o começo do ano.

Tanto Barbosa quanto Teixeira são ligados ao atual presidente da Câmara, Milton Leite (União), que deve manter o controle na pasta. Leite, além de ser um dos principais fiadores políticos de Nunes na Câmara, é ligado a empresas de ônibus da zona sul.

Além de reforçar sua atuação como vereador para as eleições do ano que vem, Teixeira é um dos cotados para disputar a presidência da Câmara em 2024, com o aval de Leite, mesmo com a expectativa de que ele migre do União para o MDB, partido de Nunes.

Milton Leite, contudo, também vem trabalhando pela candidatura de outro aliado, Rubinho Nunes (União).

Barbosa é advogado e trabalhou na São Paulo Transporte (SPTrans) entre 2011 e 2013, na gestão de Gilberto Kassab (PSD). Na época, ele chefiou a assessoria jurídica do Departamento de Transportes Públicos (DTP).

Ele retornou à Prefeitura em 2018, no governo João Doria, quando o ex-tucano repassou a área de Transportes para indicados de Milton Leite.

O novo secretário ficou no setor até 2021, quando foi transferido para DER – o ex-governador Rodrigo Garcia (PSDB) também havia repassado o departamento de obras para o controle de Leite e Barbosa foi um dos indicados para o órgão.

Desalojado

Celso Barbosa havia retornado à Prefeitura neste ano depois que o grupo de Milton Leite foi desalojado do DER pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

O DER está no centro de uma investigação do Ministério Público de São Paulo (MPSP) que apura suspeita de superfaturamento em obras de recapeamento e recuperação de rodovias estaduais feitas por empresas contratadas sem licitação.

Ao Metrópoles, a gestão do prefeito Ricardo Nunes afirmou que “a escolha por Celso Gonçalves se deu por se tratar de um profissional de perfil técnico, com grande experiência na área de transportes e que vai dar continuidade ao trabalho do atual secretário”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?