metropoles.com

De aliado a rival? Nunes e Milton Leite têm reunião decisiva nesta 6ª

Principal aliado de Nunes, Milton Leite ameaça desembarque do União da coligação do prefeito e estuda se lançar candidato à Prefeitura

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
André Bueno/Rede Câmara
Fotografia mostra Ricardo Nunes e Milton Leite fazendo o sinal de "dois" com os dedos indicador e médio - Metrópoles
1 de 1 Fotografia mostra Ricardo Nunes e Milton Leite fazendo o sinal de "dois" com os dedos indicador e médio - Metrópoles - Foto: André Bueno/Rede Câmara

São Paulo – O prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), se reúne na manhã desta sexta-feira (19/7) com o vereador Milton Leite (União), presidente da Câmara Municipal, para discutir a relação dos dois e tentar evitar não somente o desembarque do União de sua coligação, como também uma eventual candidatura de Leite à Prefeitura.

O encontro será o primeiro entre eles desde que Milton Leite passou a divulgar que a relação dos dois anda “estremecida”. Presidente do União na capital, ele preparou um banner se colocando como candidato a prefeito e pretende mostrar o material a Nunes nesta manhã, como antecipou o Metrópoles.

A reportagem mostrou que o banner tem uma foto do vereador sorridente com o slogan “Milton Leite Prefeito”, junto ao número de urna do partido, 44. O cacique do União só estaria aberto a desistir de uma eventual candidatura a depender do que Nunes poderia oferecer em troca de apoio.

Segundo aliados de Nunes, Leite estaria incomodado com a possibilidade de veto do prefeito a pelo menos 10 pontos da “revisão da revisão” da Lei de Zoneamento, aprovada por Leite na Câmara a toque de caixa.

Milton Leite também teria pleiteado que a presidência da Câmara Municipal se mantenha sob o comando do União e a que seus aliados sejam colocados à frente de subprefeituras tidas como influentes, como Santo Amaro, Lapa e Pinheiros.

Outra questão que entra na pauta de reivindicações junto a Nunes é a indicação do deputado federal Alexandre Leite (União-SP), um dos filhos de Milton, ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Município (TCM).

A pessoas próximas, Leite tem relatado uma mágoa pessoal com o prefeito por não estar dando suficiente atenção às reivindicações do União. Disposto a reconquistar o apoio do aliado, Nunes propôs que os dois se encontrassem pessoalmente nesta sexta.

Apoio a Nunes

Apesar das ameaças de desembarcar da coligação de Nunes, o União deve empurrar a decisão sobre quem apoiar para a primeira semana de agosto, quando vence o prazo da Justiça Eleitoral.

A convenção do partido na capital será na manhã deste sábado (20/7) e os filiados já foram alertados de que não há sentido em fechar com Nunes antes mesmo da própria convenção do MDB, que será realizada em 3 de agosto, um sábado, dois dias antes do prazo previsto em lei.

A aliados, Leite tem justificado que apenas após o MDB confirmar a candidatura de Nunes é que o União poderia embarcar, ou não, na coligação. Como a convenção do União já terá sido realizada, caberá à Executiva Municipal, comandada por Milton Leite, a decisão final.

O partido também tem sido procurado pelo PRTB, que lançou a pré-candidatura do influenciador Pablo Marçal, para uma eventual chapa. Marçal, no entanto, disse que o União havia pedido a sua “alma” em troca de apoio eleitoral.

Apesar disso, o PRTB não descarta a possibilidade de Marçal sair como vice de um nome do União.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?