metropoles.com

Nunes recebe minuta do novo Plano Diretor; texto irá para a Câmara

Novo Plano Diretor de Ricardo Nunes busca permitir a construção de prédios ainda maiores nos corredores viários para frear onda de studios

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Cidade de São Paulo
1 de 1 Cidade de São Paulo - Foto: Getty Images

São Paulo – O prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), recebeu na tarde dessa sexta-feira (17/3) a minuta final da revisão do Plano Diretor Estratégico da cidade e deve enviar o projeto para a Câmara Municipal na semana que vem.

O envio da minuta, feita pelo secretário de Urbanismo e Licenciamento, Marcos Gadelho, no meio da tarde, marcar o fim das etapas de discussão acerta da mudança da lei, que passou por audiências públicas virtuais e presenciais e registrou, ao todo, 12,476 contribuições de arquitetos, urbanistas, agentes do mercado imobiliário, lideranças comunitárias e outros. O processo de discussão durou 325 dias.

O Plano Diretor é uma lei que regulamenta como deve ser o desenvolvimento urbano da cidade, definindo como devem ser os imóveis de cada região do município. Ele foi aprovado em 2014 e havia previsão de que, em 2022, a Prefeitura faria uma revisão no texto (o que ficou para este ano por causa da pandemia de Covid-19).

Dentre os 74 artigos da minuta do novo texto, o plano vai permitir a construção de prédios ainda maiores nas avenidas com corredores de ônibus ou servidas por linhas do Metrô.

Por outro lado, outra mudança se refere à permissão para que os edifícios tenham mais vagas de garagem nas áreas próximas aos eixos viários, o que é visto por alguns especialistas como desestímulo ao transporte coletivo.

Um dos pilares do Plano Diretor é tentar reduzir o espalhamento da cidade pela horizontal, avançando sobre a Serra do Mar ou a Serra da Cantareira, áreas que ainda têm Mata Atlântica remanescente. Desta forma, os técnicos buscaram saídas não só para facilitar o crescimento da cidade na vertical, com prédios maiores, mas também com medidas para melhor utilizar a infraestrutura já existente.

“Não sendo possível, por um lado, impedir o crescimento da cidade, e, sendo  imprescindível, por outro, preservar a qualidade ambiental de seu território, a política vigente determina que o crescimento seja acomodado nas áreas dotadas de infraestrutura”, diz o secretário Gadelho, na mensagem em que envia a minuta ao prefeito.

Neste sentido, a revisão da lei traz um novo instrumento, a desapropriação por hasta pública, que prevê que um imóvel abandonado ou subutilizado pode ser desapropriado.

A mudança é um passo além do Plano Diretor de 2014, que já previa o uso de outros instrumentos, como o aumento do IPTU em prédios abandonados, para desestimular donos de imóveis de deixá-los vazios.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?