Nunes quer “Faixa Azul” de motos nas marginais e em mais 81 vias de SP
Prefeito Nunes pediu que Secretaria Nacional de Trânsito autorize ampliar Faixa Azul, que zerou mortes de motociclista na Avenida 23 de Maio
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), entregou nesta segunda-feira (24/4) um ofício ao secretário nacional de Trânsito, Adrualdo de Lima Catão, pedindo autorização para instalar a Faixa Azul para motos nas marginais Tietê e Pinheiros e em outras 81 ruas e avenidas importantes da cidade.
Instalada em caráter de teste pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a faixa exclusiva na Avenida 23 de Maio completa 15 meses de operação nesta semana sem nenhuma morte de motoqueiro registrada na via durante o período, segundo o secretário de Transportes, Ricardo Teixeira.
A Faixa Azul é uma sinalização especial no asfalto que serve para separar o trânsito de motocicletas do tráfego dos demais veículos, evitando que os motoqueiros se arrisquem no chamado “corredor” entre os automóveis.
Na 23 de Maio, a Faixa Azul foi usada para separar apenas automóveis e motocicletas, uma vez que não há semáforos na via e o trânsito de caminhões pesados não é permitido.
Já na Avenida dos Bandeirantes, segunda via a receber a sinalização especial, os testes da CET verificaram se a faixa também é eficiente em locais em que o espaço é compartilhado também por caminhões e pedestres, que atravessam a via nos cruzamentos.
Segundo Teixeira, a implantação das Faixas Azuis será gradual e vai avaliar o quanto as diferenças no perfil de cada via influencia no desempenho da sinalização para prevenir os acidentes. “As marginais serão as últimas vias a receber as faixas azuis”, disse o secretário Teixeira.
A Prefeitura espera ainda nesta semana uma resposta da Secretaria Nacional de Trânsito, que precisa aprovar os pedidos para que elas possam entrar em vigor em cada uma das vias solicitadas.