Nunes quer deputado federal na articulação política da prefeitura
Prefeito de São Paulo afirmou estar conversando com alguns nomes de Brasília para assumir a Secretaria Executiva de Relações Institucionais
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O prefeito Ricardo Nunes (MDB) afirmou, nesta terça-feira (7/1), que pretende indicar um deputado federal para a Secretaria Executiva de Relações Institucionais da Prefeitura de São Paulo. Os nomes do titular da pasta e do novo presidente da SPtrans são os últimos que faltam para completar o primeiro escalão do segundo mandato do emedebista.
Vinculada à Casa Civil, a Secretaria de Relações Institucionais tem como função fazer a interlocução da gestão municipal com o governo federal e com a bancada de parlamentares no Congresso Nacional.
“Estão me sugerindo que seja algum deputado federal. Estou conversando com alguns. Não tenho uma preferência específica [em relação a partido], o meu desejo é que seja deputado federal. Porque [essa função] cuida das questões das emendas e faz essa relação com as instituições no âmbito federal. No âmbito estadual e municipal, é mais a Casa Civil”, afirmou Nunes durante entrega de uma UPA 24 horas em Heliópolis, na zona sul.
O Metrópoles mostrou que Nunes privilegiou políticos do seu partido ou de seu núcleo pessoal em secretarias importantes. Alguns exemplos são Edson Aparecido (Secretaria de Governo), Enrico Misasi (Casa Civil), Fabrício Cobra (Secretaria das Subprefeituras) e Fernando Padula (Educação).
O prefeito afirmou ter convidado o ex-presidente da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab-SP), João Cury, para assumir a Secretaria de Relações Institucionais, mas o atual deputado federal teria declinado.
Outro posto que ainda não tem o novo titular definido é a presidência da São Paulo Transporte (SPTrans), órgão responsável pelo sistema de ônibus da cidade. Nunes afirmou que a escolha caberá ao novo secretário Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte, Celso Jorge Caldeira.
Em relação aos subprefeitos, Nunes disse que deve promover algumas substituições a partir da próxima semana. “O secretário das Subprefeituras, Fabrício Cobra, assumiu recentemente e começou a fazer uma análise da sua equipe para definirmos quem será substituído. Não serão muitas alterações”, afirmou o prefeito.