metropoles.com

Nunes prepara “banho de loja” em ruas temáticas para turbinar comércio

Gestão Ricardo Nunes quer fazer obras de revitalização em calçada de ruas temáticas de comércio dentro de ações para revitalizar o centro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Priscila Zambotto/Getty Images
Imagem colorida mostra imagem aérea do começo da Rua Santa Ifigênia. Ela tem uma igreja cinza à direita e um prédio branco e cinza à esquerda, com a rua no meio - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra imagem aérea do começo da Rua Santa Ifigênia. Ela tem uma igreja cinza à direita e um prédio branco e cinza à esquerda, com a rua no meio - Metrópoles - Foto: Priscila Zambotto/Getty Images

São Paulo – A gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) vai apresentar ainda neste ano um novo projeto de revitalização do centro da capital paulista voltado especificamente para as chamadas “ruas temáticas”, que são vias de comércio da região central famosas por concentrar lojas que vendem o mesmo tipo de produto.

Os alvos dos programas são locais como a Rua das Noivas (Rua São Caetano), a Rua das Motos (General Osório), a Rua da Ferramentas (Florêncio de Abreu), a Rua das Festas (Paula Souza) e a Rua dos Eletrônicos (Santa Ifigênia). Todas as ruas ficam na região da Luz, onde também fica a Cracolândia.

“A ideia é uma requalificação urbana dessas ruas para você incentivar o comércio”, disse ao Metrópoles o secretário municipal da Casa Civil, Fabrício Cobra. Entre as obras citadas por ele estão melhorias em calçadas e na sinalização, para a convivência entre pedestres e carros, como faixas de travessia elevadas.

Cobra afirma que já recebe demandas das associações de comerciantes locais e que as mudanças só vão ocorrer após diálogo com eles.

Por esse debate, porém, não passam propostas para fechar as ruas e transformá-las em locais exclusivos para pedestres, uma vez que, segundo o secretário, os comerciantes acham importante haver espaço para que o cliente possa chegar a essas vias de carro – mesmo que elas sejam todas próximas de estações de metrô.

Os detalhes de como serão essas intervenções devem ser decididos até dezembro. As obras, porém, só devem começar depois do período de compras de fim do ano, momento mais quente do comércio, para não atrapalhar as vendas.

“A gente acerta os pontos com os comerciantes e aí as obras são rápidas, de início imediato”, afirmou o secretário. O orçamento e os prazos fechados, porém, só serão definidos após o ajuste final das propostas da Prefeitura e dos comerciantes.

Cobra afirma que essas ações de revitalização devem atrair mais clientes para as ruas de comércio tradicional, ajudando a recuperar o centro de São Paulo, que possui áreas altamente degradadas.

A Rua Santa Ifigênia, por exemplo, que é um dos endereços na lista de locais que devem passar por reforma, sofreu há duas semanas arrastões promovidos por usuários de drogas da Cracolândia. Segundo o secretário, a requalificação deve começar por ela e pela Rua General Osório, conhecida como Rua das Motos.

Cobra disse que esse foi um compromisso assumido com comerciantes nas audiências públicas feitas na Câmara Municipal sobre o projeto de lei que deu descontos de IPTU para vizinhos da Cracolândia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?