metropoles.com

Nunes presenteia papa com maquete de vila para moradores de rua de SP

Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes se encontrou com papa Francisco na manhã desta quinta-feira (16/5), no Vaticano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Prefeitura de SP
Foto colorida do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, de terno escuro e de costas, cumprimentando o Papa Francisco, de branco e sentado - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, de terno escuro e de costas, cumprimentando o Papa Francisco, de branco e sentado - Metrópoles - Foto: Divulgação/Prefeitura de SP

São Paulo — Em encontro com o papa Francisco na manhã desta quinta-feira (16/5), no Vaticano, o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), presenteou o pontífice com uma escultura de Nossa Senhora Aparecida e as maquetes do Pateo do Colegio, símbolo da cidade, e da Vila Reencontro, projeto de acolhimento a moradores de rua da Prefeitura que é considerado uma vitrine eleitoral da gestão do emedebista.

Nunes falou ao papa sobre a tragédia no Rio Grande do Sul, que atinge mais de 450 cidades e já deixou mais de 150 mortos, e pediu para que o líder da Igreja Católica abençoasse as bandeiras do estado gaúcho e do Brasil, a escultura de Nossa Senhora e a imagem de São Paulo, para que ela fique exposta no prédio da Prefeitura.

Segundo a assessoria do prefeito, durante seu discurso, o papa Francisco chamou a atenção dos líderes mundiais sobre as mudanças climáticas e destacou a necessidade de um empenho maior dos países mais ricos para diminuir a emissão de CO2 no mundo.

Antes do encontro com o pontífice, Nunes participou de uma missa celebrada na Basílica de São Pedro, em memória do ex-prefeito Bruno Covas (PSDB), falecido há exatos três anos, em 16 de maio de 2021, ao lado do filho dele, Tomás Covas. Nunes era o vice de Covas.

Também integram a comitiva do prefeito na Itália o secretário de Relações Institucionais, Enrico Misasi, que também é presidente municipal do MDB, o secretário de Mudanças Climáticas, José Renato Nalini, Vitor Sampaio, chefe de gabinete do prefeito, Gustavo Pires, presidente da SPTuris, o vereador João Jorge (MDB), e do deputado estadual Tomé Abduch (Republicanos).

Tour na Itália

O prefeito chegou à Itália na terça-feira (14/5) e cumpre agenda no país europeu até esta quinta. Além do encontro com o papa, Nunes participa da Conferência da Crise Climática à Resiliência Climática. Ele ainda deve se reunir nesta quinta com representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Alimentação e a Agricultura (FAO), agência que lidera esforços internacionais na erradicação da fome no mundo.

Com a viagem Nunes, quem assumiu a Prefeitura foi o vereador Atílio Francisco (Republicanos), bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus. Ele assumiu o posto por ser o segundo vice-presidente da Câmara Municipal e ficará no cargo até sábado (18/5).

Como não há vice-prefeito e a regra eleitoral impede que candidatos nas eleições deste ano exerçam o cargo a menos de seis meses do pleito, a responsabilidade recaiu sobre Atílio. O substituto natural do prefeito seria o presidente da Câmara, Milton Leite (União), mas ele abriu mão porque pretende disputar a vaga de vice na chapa de Nunes ou a reeleição para vereador.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?