metropoles.com

Nunes tem melhor posição entre todos prefeitos que tentaram reeleição

Nunes e Marta foram os únicos prefeitos de SP que tentaram a reeleição e lideraram numericamente pesquisas eleitorais a 3 meses do 1º turno

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Edson Lopes Jr./Prefeitura de São Paulo
Imagem colorida mostra o prefeito Ricardo Nunes falando ao microfone, sorrindo. Ele é um homem branco, de cabelo e barbas pretos
1 de 1 Imagem colorida mostra o prefeito Ricardo Nunes falando ao microfone, sorrindo. Ele é um homem branco, de cabelo e barbas pretos - Foto: Edson Lopes Jr./Prefeitura de São Paulo

São Paulo – A três meses da eleição, marcada para 6 de outubro deste ano, o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), apresenta o melhor desempenho em pesquisas de intenção de voto em comparação com todos os seus antecessores que tentaram a reeleição.

Com 24% das intenções de voto, Nunes aparece tecnicamente empatado com o deputado federal Guilherme Boulos (PSol), com 23%, no levantamento divulgado pelo Datafolha nessa sexta-feira (5/7).

Levantamento do Metrópoles mostra que desde a ex-prefeita Marta Suplicy (PT), a primeira a tentar a reeleição na capital paulista, em 2004, nenhum prefeito apareceu numericamente à frente nas pesquisas do Datafolha faltando três meses para a eleição.

No fim de junho daquele ano, Marta aparecia em terceiro lugar, com 20%, atrás de José Serra (30%) e de Paulo Maluf (24%). Em agosto, a petista chegou a figurar em primeiro em um novo levantamento, mas foi ultrapassada pelo tucano no primeiro turno e perdeu a eleição no segundo turno.

Hoje, Marta é vice na chapa de Boulos, principal adversário de Nunes.

Reeleições em SP

A reeleição de um prefeito, inclusive, não é tão comum aos eleitores paulistanos desde que passou a ser permitida no país, em 1997. Apenas Gilberto Kassab (PSD), em 2008, e Bruno Covas (PSDB), em 2020, foram reeleitos.

Os dois chegaram à Prefeitura na condição de vices que assumiram no lugar de seus antecessores – os tucanos José Serra, em 2006, e João Doria, em 2018, deixaram os respectivos cargos para concorrer ao governo estadual.

O atual prefeito, Ricardo Nunes, tem situação semelhante, tendo assumido como vice de Bruno Covas, que morreu em maio de 2021, em decorrência de um câncer.

7 imagens
Nunes posa para foto com cozinheira
Nunes na sala de reuniões do 5º andar da Prefeitura
Nunes ao lado dos aliados Tarcísio de Freitas e Milton Leite
Nunes cumprimenta paciente em unidade de saúde
Nunes durante visita à represa Billings
1 de 7

Nunes dá a mão a funcionária pública no centro

Prefeitura de São Paulo
2 de 7

Nunes posa para foto com cozinheira

Prefeitura de São Paulo
3 de 7

Nunes na sala de reuniões do 5º andar da Prefeitura

Prefeitura de São Paulo
4 de 7

Nunes ao lado dos aliados Tarcísio de Freitas e Milton Leite

Prefeitura de São Paulo
5 de 7

Nunes cumprimenta paciente em unidade de saúde

Prefeitura de São Paulo
6 de 7

Nunes durante visita à represa Billings

Prefeitura de São Paulo
7 de 7

Nunes olha para planta de obra pública

Prefeitura de São Paulo

A três meses das eleições municipais, tanto Kassab quanto Covas apareciam atrás nas pesquisas. Em 2008, Kassab estava em terceiro, com 13%, atrás de Geraldo Alckmin (PSDB), com 31%, e de Marta, com 38%.

Já em 2020, Covas apresentava 20% das intenções de voto, segundo o Datafolha, e estava atrás de Celso Russomanno (Republicanos), com 28%.

Quatro anos antes, em 2016, o petista Fernando Haddad, atual ministro da Fazenda, tentou se reeleger na Prefeitura, mas perdeu para Doria no primeiro turno. Naquele ano, a três meses da eleição, Haddad aparecia apenas em quarto lugar, com 8% das intenções de voto.

Celso Pitta (PTN) foi o único prefeito a não tentar a reeleição ao fim do mandato, em 2000. Ele teve a gestão envolvida em denúncias de escândalos de corrupção e chegou a ter o mandato cassado por 18 dias.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?