metropoles.com

Nunes: Marta sabia de apoio a Bolsonaro e motivo para saída “não cola”

Segundo Ricardo Nunes, Marta Suplicy sabia o tempo todo de sua intenção de obter apoio de Jair Bolsonaro para tentar se reeleger em SP

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Prefeitura de São Paulo
Imagem colorida mostra Ricardo Nunes, homem branco, de cabelo e barba pretos, sentado, com cotovelos apoiados em uma mesa e as mãos cruzadas, olhando sério, para frente. Ele veste camisa azul - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Ricardo Nunes, homem branco, de cabelo e barba pretos, sentado, com cotovelos apoiados em uma mesa e as mãos cruzadas, olhando sério, para frente. Ele veste camisa azul - Metrópoles - Foto: Prefeitura de São Paulo

São Paulo — A aproximação entre Ricardo Nunes (MDB) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), motivo apontado por Marta Suplicy para deixar a atual gestão da Prefeitura de São Paulo, não poderia servir de justificativa para que ela se aliasse ao seu principal adversário, na visão do prefeito da capital. Para ele, o motivo “não cola”.

Segundo Nunes, Marta era integrante de seu conselho político e sabia há mais de um ano do plano traçado por sua equipe para enfrentar o deputado federal Guilherme Boulos (PSol): criar uma “frente de centro e de direita”, que inclui o apoio dos bolsonaristas, para derrotar a “extrema esquerda”, como ele tem tachado o rival.

“Eu sempre falei [sobre se aproximar de Bolsonaro]. Não foi o presidente Lula que contou para ela que eu quero o apoio do Bolsonaro, concorda?”, disse Nunes, nessa quarta-feira (10/1), em uma universidade da zona sul da capital, quando falou pela primeira vez sobre a saída de Marta da Prefeitura.

Nunes apoiou Bolsonaro contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições presidenciais de 2022. Já nos primeiros meses do ano passado, deu entrevistas dizendo que buscaria o apoio do ex-presidente para enfrentar Boulos, que já contava com um acordo de aliança com o PT.

Marta, que era uma das conselheiras políticas do prefeito, acompanhou todas essas movimentações enquanto esteve na gestão como secretária de Relações Internacionais, cargo que ocupou entre janeiro de 2021 e a última terça-feira (9/1), quando acertou sua demissão com o prefeito após aceitar o convite para voltar ao PT e ser vice de Boulos.

Ela também participou de decisões estratégicas ligadas a essa aproximação, segundo auxiliares do prefeito, o que incluiu o convite para que Bolsonaro almoçasse na Prefeitura, em agosto.

“O fato está posto, isso não cola. O presidente Bolsonaro foi almoçar comigo na Prefeitura. Era ela minha conselheira, discutia as estratégias políticas. Dizer isso agora. Não preciso nem negar para vocês, que são pessoas inteligentes, acompanham o noticiário. Agora, conversou com o Lula e aí mudou? Então, me desculpe, mas isso não cola”, disse Nunes.

Marta vinha sendo sondada pelo PT para aceitar voltar ao partido e disputar as eleições como vice de Boulos desde dezembro, como mostrou o Metrópoles.

A oposição que ela fez a Bolsonaro, marcada por uma participação ativa na construção da aliança entre Lula e o vice Geraldo Alckmin (PSB) pela chamada “frente ampla” contra o bolsonarismo, em 2022, foi o motivo usado para justificar o desembarque da Prefeitura, onde ela estava desde 2021.

O plano da ex-prefeita e ex-senadora era só se demitir da Prefeitura na semana que vem, quando voltaria das férias. Mas a divulgação de uma foto ao lado do presidente Lula após reunião em Brasília, na última segunda-feira (8/1), acelerou o processo.

Nunes viu a situação como insustentável e seus aliados a classificaram como “traição”, palavra que o prefeito considera “muito forte” para usar, ao menos publicamente. Marta e Nunes conversaram no fim da tarde de terça-feira por cerca de duas horas e combinaram em anunciar uma saída “em comum acordo”.

Marta deverá ter a primeira conversa olho no olho com Boulos após topar a empreitada neste sábado (13/1), em um almoço na casa da ex-prefeita, nos Jardins, zona oeste da cidade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?