Nunes exibe atestado criminal negativo após revelação de caso de 1996
Nunes tirou atestado de antecedentes criminais em inauguração de unidade do Descomplica, no dia em que Metrópoles revelou processo de 1996
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), emitiu, nesta quinta-feira (29/2), durante a inauguração de uma nova unidade do Descomplica SP, que oferece agilidade na obtenção de documentos, um atestado que mostra que ele não tem antecedentes criminais.
Nunes decidiu tirar o atestado no serviço da Prefeitura após reportagem do Metrópoles revelar um episódio de 1996, em que ele foi conduzido para uma delegacia em Embu das Artes, na Grande São Paulo, e denunciado por porte ilegal e disparo de arma de fogo em local público.
Segundo o processo obtido pelo Metrópoles, Nunes teria sido flagrado por um policial civil que fazia bico de segurança em uma casa noturna de Embu segurando uma pistola calibre 380 e efetuando um disparo durante a madrugada. A arma estava registrada em nome de um amigo dele, que estava no local, mas teria fugido.
Na delegacia, o prefeito, que tinha 28 anos de idade e era um empresário solteiro, negou ter efetuado o disparo. Ele assinou um termo circunstanciado e foi liberado. Mesmo assim, ele foi denunciado pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP) por infringir dois artigos da Lei das Contravenções. Naquela época, porte ilegal de arma e disparo em local público eram considerados delitos de menor gravidade.
O prefeito acabou fazendo um acordo com o MPSP para encerrar o processo e o caso foi arquivado em 1998, após ele comprar o equivalente a R$ 120 em canecas plásticas para a Comarca de Itapecerica da Serra. O número do processo, contudo, consta na certidão de antecedentes criminais que a campanha de Nunes apresentou à Justiça Eleitoral em 2020, quando ele se elegeu vice-prefeito.
Nada Consta
O atestado emitido nesta quinta-feira, assinado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), afirma que “não existe registro de antecedentes jurídico-criminais, até a presente data (veja abaixo). Mais tarde, o prefeito divulgou o documento nas redes sociais junto com um vídeo da agenda da agenda no Descomplica.
A nova unidade do Descomplica SP fica na Vila Mariana, zona sul da cidade, bairro em que o prefeito cumpriu uma série de agendas nesta quinta. O investimento na unidade foi de cerca de R$ 1,5 milhão e prevê atendimento de 330 pessoas por dia.
Além do novo Descomplica, o prefeito anunciou o início das obras de recuperação da marquise do Parque do Ibirapuera, uma estrutura assinada por Oscar Niemeyer.
O que Nunes diz hoje
Por meio de nota, o prefeito Ricardo Nunes disse que o episódio ocorrido em Embu das Artes em 1996 é antigo e que envolveu um “disparo acidental de arma” registrada em nome de outra pessoa.
“O episódio datado há quase 30 anos refere-se a um disparo acidental de arma registrada em nome de outra pessoa e sem consequências para nenhuma parte. O depoimento foi atendido prontamente conforme orientação policial na ocasião. Tanto a arma como o veículo onde a mesma foi encontrada pertenciam a terceiro, que deixou o local sem prestar esclarecimento”, diz a nota.