Nunes exalta agenda privatista e critica esquerda: “Modelo liberal é o correto”
A exemplo de Tarcísio, seu maior aliado, prefeito de SP pretende ampliar concessões e parcerias com a iniciativa privada no 2º mandato
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), afirmou nesta quinta-feira (2/1) que o “modelo liberal está correto” e criticou a oposição que partidos de esquerda fazem em relação à agenda privatista.
“A gente tem a esquerda criticando muito o nosso programa de concessões e PPPs [Parcerias Público-Privadas] e estamos mostrando que o nosso modelo liberal é o correto. Estão aí os resultados, mais de R$ 2 bilhões no Fundo Municipal de Desestatização. Um Estado mais enxuto e eficiente”, afirmou o prefeito em coletiva de imprensa após a primeira reunião do secretariado na sede da prefeitura.
Desde que foi reeleito, o emedebista tem focado o tema em declarações e entrevistas. A estratégia remete à agenda encampada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), principal fiador da campanha de reeleição de Nunes.
“Vocês me perguntam se eu acho legal o que o Tarcísio está fazendo na questão das PPPs das Escolas. E eu já fiz no ano passado. O Tarcísio pegou inclusive um dos modelos que eu fiz e já está funcionando. Os CEUs [Centros Educacionais Unificados] que eu vou inaugurar nos 100 primeiros dias [de mandato], todos foram construídos em sistema de PPP”, disse o prefeito.
Segundo o plano traçado para os 100 primeiros dias de gestão, a prefeitura vai entregar três CEUs construídos no modelo de PPP, no qual empresas privadas ficam responsáveis pela construção e manutenção das unidades escolares.
Ao todo, são dez CEUs com contratos de PPP já assinados, sendo cinco em execução. A promessa do governo Nunes é realizar mais dez PPPs de escolas no segundo mandato.
Além das escolas, o objetivo de Nunes é ampliar as concessões para outras áreas. Na última semana de votação da Câmara Municipal em 2024, Nunes conseguiu aprovar um projeto de lei de sua autoria que autoriza a concessão de ciclovias e centros esportivos.