Nunes e Marçal lideram entre evangélicos, aponta Datafolha
Nunes lidera com 26% das intenções de votos e está tecnicamente empatado com Marçal, que tem 18%; Boulos sai na frente entre as mulheres
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o influencer Pablo Marçal (MDB) apareceram tecnicamente empatados entre o público evangélico na disputa para a Prefeitura de São Paulo, segundo uma pesquisa do Instituto Datafolha publicada nessa segunda-feira (12/8).
De acordo com o levantamento, Nunes tem 26% das intenções de votos, contra 18% de Marçal. Como a margem de erro é de seis pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados.
Em seguida está o apresentador José Luiz Datena (PSDB), com 14 % das intenções de votos no setor. Apesar de as intenções também apontarem para um empate técnico com Nunes, o Datafolha considera que o número está no limite da margem de erro e, por isso, a igualdade seria improvável.
O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) recebeu apenas 11% das intenções entre os evangélicos.
No recorte religioso, chama atenção o desempenho da economista Marina Helena (Novo), com 7% das intenções de votos — à frente da candidata Tabata Amaral (PSB), que recebeu 6%. Já 11% declaram que vão votar em branco ou nulo e 3% não sabem.
A pesquisa Datafolha foi realizada presencialmente com 1.092 pessoas de 16 anos ou mais em São Paulo nos dias 6 e 7 de agosto. A divulgação dos resultados gerais foi feita no dia 8 e trouxe Nunes (23%) e Boulos (22%) empatados tecnicamente na corrida à prefeitura.
Voto feminino
Entre as mulheres, Boulos tem vantagem numérica, com 24% das intenções de voto. Ele está novamente empatado tecnicamente com Nunes, que recebeu 21%. Datena aparece em seguida, com 14% das intenções.
A maior diferença numérica entre as intenções globais e o público feminino acontece em relação ao candidato Pablo Marçal, que registrou 8%, atrás de Tabata Amaral, com 9%. Marina Helena teve 4%. Esse recorte tem três pontos porcentuais de margem de erro.
Entre os homens, Nunes tem 26% dos votos, e Boulos, 20%, mesmo número alcançado por Pablo Marçal. Nesse recorte, Datena ficou em quarto lugar, com 20% das intenções. Tabata Amaral teve 5%.
Intenções de votos dos católicos
Entre os católicos, os resultados do Datafolha indicam uma tendência de votos mais semelhante ao registrado nas pesquisas feitas com toda a população.
Na liderança da pesquisa, Ricardo Nunes (MDB) recebeu 26% das intenções de voto, e está tecnicamente empatado com Guilherme Boulos (PSOL), que teve 20% das intenções. A margem de erro nesse recorte é de 5 pontos percentuais.
Em seguida, José Luiz Datena (PSDB) aparece com 15%, seguido por Pablo Marçal (PRTB), com 13%, Tabata Amaral (PSB), com 7%, e Marina Helena (Novo), com 3%. Já 9% declaram que vão votar em branco ou nulo e 3% não sabem.
Na última pesquisa publicada pelo Instituto Datafolha sobre as intenções de voto globais para a Prefeitura de São Paulo, divulgada no início de julho, Nunes recebeu 24% das intenções de voto, tecnicamente empatado com Boulos, com 23%. Logo após, vinham Datena, com 11%, Marçal, com 10%, Tabata Amaral, com 7%, e Marina Helena, com 4%.
Brancos, pardos e negros
O Datafolha também pesquisou as intenções de votos entre brancos, pardos e negros. Nesse recorte, o empate técnico entre Nunes e Boulos se repete entre os brancos e pardos: o prefeito tem 25% das intenções entre os brancos e 21% entre os pardos, enquanto Boulos recebeu 23% entre os brancos e 18% entre os pardos.
Boulos tem melhor desempenho que Nunes entre as pessoas negras, recebendo 28% das intenções, contra 20% do atual prefeito. Nos três recortes raciais, os dois candidatos estão tecnicamente empatados, já que a margem de erro da pesquisa é de cinco pontos para brancos e pardos e sete pontos entre o eleitorado preto.