metropoles.com

Nunes e Boulos devem ser alvos em 1º debate de SP cheio de estreantes

Com exceção de Boulos, os candidatos à Prefeitura de SP, incluindo Nunes, farão na noite desta quinta-feira a 1ª participação em debates

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte/Metrópoles
Candidatos a Prefeitura de SP: Ricardo Nunes, José Luiz Datena, Guilherme Boulos, Pablo Marçal e Tabata Amaral - Metrópoles
1 de 1 Candidatos a Prefeitura de SP: Ricardo Nunes, José Luiz Datena, Guilherme Boulos, Pablo Marçal e Tabata Amaral - Metrópoles - Foto: Arte/Metrópoles

São Paulo — O primeiro debate entre os principais candidatos à Prefeitura de São Paulo nas eleições deste ano, que acontece na noite desta quinta-feira (8/8), na TV Bandeirantes, marcará a estreia de quatro dos cinco concorrentes no embate cara a cara televisivo.

À exceção do deputado federal Guilherme Boulos (PSol), que já concorreu à Presidência da República, em 2018, e à Prefeitura, em 2020, o prefeito Ricardo Nunes (MDB), o apresentador José Luiz Datena (PSDB), o influencer Pablo Marçal (PRTB) e a deputada Tabata Amaral (PSB) nunca participaram de um debate contra adversários em uma disputa por cargo no Executivo.

6 imagens
O deputado federal Guilherme Boulos (PSol-SP)
O apresentador José Luiz Datena (PSDB)
O influencer Pablo Marçal (PRTB)
A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP)
A economista Marina Helena (Novo)
1 de 6

O prefeito de SP, Ricardo Nunes (MDB)

Patrícia Cruz / Governo do Estado de SP
2 de 6

O deputado federal Guilherme Boulos (PSol-SP)

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
3 de 6

O apresentador José Luiz Datena (PSDB)

Reprodução
4 de 6

O influencer Pablo Marçal (PRTB)

Divulgação
5 de 6

A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP)

Câmara dos Deputados
6 de 6

A economista Marina Helena (Novo)

Divulgação/Partido Novo

Todos os candidatos passaram os últimos dias se preparando para deixar uma boa impressão junto ao eleitorado no debate de abertura da campanha, que só começa oficialmente no dia 16 de agosto.

A expectativa de todas as campanhas é que tanto Nunes quanto Boulos, que lideram empatados a maioria das pesquisas de intenção de voto, sejam alvos preferenciais dos demais concorrentes, com destaque para o candidato à reeleição, que deve ser o mais atacado.

No caso de Nunes, a crítica generalizada é considerada natural pelos estrategistas, uma vez que ele é o atual prefeito e está colocando sua gestão à prova.

No caso de Boulos, o deputado está na mira pelo fato de ser o protagonista da polarização contra Nunes induzida por seus apoiadores — Nunes tem o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), enquanto Boulos é o candidato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Nunes sabe que será alvo de todos no debate da Band e, segundo integrantes de sua equipe, superou resistências pessoais que sempre teve de se preparar para entrevistas — ele dizia que com esse tipo de preparo poderia “perder a naturalidade”. Sua equipe passou a terça-feira reunida elaborando a estratégia para o debate e o prefeito participou das conversas nessa quarta.

O emedebista foi instruído a se defender de todos os ataques que receber, mas sua principal estratégia, segundo integrantes da equipe, é destacar ações de sua gestão à frente da Prefeitura e seu currículo, para mostrar que é o mais preparado para governar a cidade e evitando entrar em embates de baixo nível ou ataques pessoais.

Boulos também participou de reuniões de preparação nessa quarta e tinha outras programadas para esta quinta-feira. O candidato do PSol deve ir com tudo para cima do principal adversário, com quem divide a liderança nas pesquisas, mas também buscará priorizar propostas de governo para escapar do rótulo de radical colocado pelos rivais e tentar reduzir seu índice de rejeição, o maior entre os postulantes.

Demais candidatos

O apresentador José Luiz Datena, apesar da longa experiência em frente às câmeras, inclusive nos estúdios da TV Bandeirantes, também fez reuniões nos últimos dias para se preparar para o debate desta noite. Duas delas com técnicos que estão montando seu plano de governo e duas com seu marqueteiro de campanha — Datena também já havia conversado com lideranças tucanas que o apoiam, como Aécio Neves, Marconi Perillo e seu vice, José Aníbal.

Ele tem na cabeça, segundo sua equipe, que precisará se apresentar em uma nova posição. A esmagadora maioria dos espectadores do debate já o conhece por causa dos 28 anos em que comandou um programa na própria Band, mas nunca o viu como candidato, dividindo o protagonismo na TV com outras quatro pessoas, como no debate.

A estratégia de Datena é se posicionar em um local equidistante de Boulos e de Nunes, para se colocar como uma alternativa à polarização que ele tem combatido, em sintonia com o slogan “independência e coragem para mudar” que levará para a campanha.

No caso da deputada federal Tabata Amaral, sua equipe afirmou que ela “não irá focar especificamente em ninguém, mas é inevitável não tratar dos problemas da cidade de São Paulo, dos problemas da administração e das falhas da Prefeitura”.

Embora Tabata seja uma deputada federal de segundo mandato, sua equipe avalia que ela ainda precisa se apresentar para parte do eleitorado e ela pretende usar o espaço do debate na TV para expor sua trajetória de vida.

O Metrópoles não conseguiu contato com a equipe de Pablo Marçal. Ao oficializar sua candidatura, no último fim de semana, na convenção do PRTB, o influenciador disse que iria revelar no debate os nomes de dois candidatos que seriam usuários de cocaína. Diante da fala, Nunes procurou uma clínica para fazer um teste toxicológico para provar que não faz uso de drogas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?