metropoles.com

Nunes diz que vetará cotas de emprego para ex-presidiários em SP

Projeto de lei que prevê criação de cotas de emprego para ex-presidiários foi aprovado pela Câmara Municipal de SP em março deste ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Governo do Estado de São Paulo/Divulgação
Ricardo Nunes
1 de 1 Ricardo Nunes - Foto: Governo do Estado de São Paulo/Divulgação

São Paulo – O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), declarou nesta segunda-feira (8/5) que vetará um projeto de lei que prevê a criação de cotas de emprego no quadro de funcionários públicos para pessoas egressas do sistema penal, os ex-presidiários. O projeto foi aprovado em março pela Câmara Municipal.

“Ainda não chegou para mim, mas, evidentemente, será veto. Você não pode dar a um egresso esse privilégio em detrimento das demais pessoas que não cometeram um crime. Não faz o menor sentido”, disse Nunes à Rádio Bandeirantes.

De acordo com o texto, concursos públicos devem reservar 2% das vagas para pessoas que já estiveram presas. Além disso, 5% dos quadros de empresas que prestam serviços à Prefeitura devem ser preenchidos por ex-presidiários.

As regras não fazem distinção do órgão que fará a contratação, o que inclui concursos para, por exemplo, professores e profissionais de saúde. No caso dos prestadores de serviço, a obrigação só vale para quem tem contratos com a Prefeitura por prazo superior a 120 dias.

O prefeito afirmou que a medida é “um grande erro” e que o projeto surgiu de grupos que querem “fazer um discurso bonito para a minoria”.

“Nós temos que valorizar as pessoas que sempre, com as suas dificuldades, não enveredaram para o mundo da criminalidade”, declarou.

O projeto de lei havia sido proposto em 2017 e tem entre os proponentes a atual secretária de Direitos Humanos da gestão Nunes, Soninha Francine.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?