metropoles.com

Nunes diz que não entregará 4 obras até o fim do mandato; saiba quais

Com revisão do Plano de Metas, o prefeito Ricardo Nunes admitiu que quatro obras prometidas em 2021 não serão concluídas até o fim de 2024

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Prefeitura de São Paulo
Ricardo Nunes Salles
1 de 1 Ricardo Nunes Salles - Foto: Prefeitura de São Paulo

São Paulo – Ao publicar a revisão do Plano de Metas nessa terça-feira (18/4), o prefeito Ricardo Nunes (MDB) admitiu que quatro obras prometidas em 2021, ainda pelo então prefeito Bruno Covas (morto naquele ano), não ficarão prontas até o fim do mandato, no ano que vem.

O número é tido como baixo pela prefeitura, uma vez que na avaliação do Executivo a maioria das 86 metas será alcançada.

Toda a revisão do plano, com uma tabela informando quais eram as metas originais e o que foi alterado, pode ser vista no site da prefeitura.

Os atrasos são atribuídos a fatores externos, como suspensões de licitações pelo Tribunal de Contas do Município (TCM), que provocaram revisão de cronogramas.

Obras atrasadas

Um dos atrasos se refere à entrega de 45 novas escolas na cidade. Esta era a meta número 24 do plano, dentro do objetivo de “garantir a toda população em idade escolar o acesso inclusivo e equitativo à educação de qualidade, assegurando o pleno desenvolvimento educacional de forma integrada à comunidade”.

A prefeitura promete, agora, “implementar” essas escolas, ou seja, garantir que as obras saiam do papel,  mas não até o prazo de 31 de dezembro do ano que vem, quando a gestão será encerrada.

Outra promessa revista é a construção de 14 piscinões pela cidade. Parte dos processos de licitação para essas obras atrasou, e há projetos que ainda não foram liberados pelo TCM.

Para contornar o problema e enfrentar as enchentes, Nunes agora promete que fará, no lugar dos piscinões, 230 obras de drenagem em pontos sensíveis de todas as regiões da cidade.

Na área de mobilidade, duas obras ficarão para depois. Uma é a construção de dois corredores de ônibus especiais, chamados BRTs (Ônibus de Trânsito Rápido, na sigla em inglês), na Radial Leste e na Avenida Aricanduva, na zona leste.

A outra é a construção de quatro novos terminais de ônibus, que seriam instalados no Jardim Miriam (na zona sul) e em São Mateus, Itaquera e Itaim Paulista (na zona leste).

Nos dois casos, a promessa agora também é deixar os projetos “viabilizados”, com obras em andamento, mas sem garantias de terminar tudo até o fim do ano que vem.

O que é o Plano de Metas

O Plano de Metas é um documento que, por lei, a prefeitura deve encaminhar à Câmara Municipal, depois de um processo de construção participativo, ouvindo a cidade, em que uma série de objetivos são traçados e estabelecidos indicadores, com números, para verificar se foram alcançados.

É a principal forma de medir se a gestão cumprirá ou não suas promessas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?