Nunes discute financiamento de “ônibus limpo” com Banco Mundial
Prefeito da capital paulista, Nunes se reuniu com Banco Mundial para tratar de financiamento para ônibus com energia limpa
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O prefeito Ricardo Nunes (MDB) discute com o Banco Mundial a possibilidade de financiamento para comprar ônibus com energia limpa para a frota da capital paulista.
Nesta segunda-feira (6/3), Nunes e sua comitiva trataram do tema com o diretor do Banco Mundial para o Brasil, Johannes Zutt. Também participaram da reunião o economista Luis Andres e as especialistas em transporte Ana Guerrini e Tais Fonseca, representantes da instituição financeira.
Segundo dados da SPTrans, a capital paulista tem atualmente uma frota contratada de 13,3 mil ônibus – mas menos de 2% da frota era formada por veículos de energia limpa até o início deste ano. A meta da Prefeitura é ter pelo menos 2,6 mil ônibus elétricos, ou 20% da frota, até o fim de 2024.
Segundo cálculo do Diário do Transporte, o projeto para renovação da frota chegaria a R$ 8 bilhões. Em outubro de 2022, Nunes chegou a proibir a compra de novos ônibus movidos a diesel na capital.
A redução de poluentes e gases de efeito estufa pelos ônibus está prevista no Plano de Metas da Prefeitura. Segundo o planejado, o sistema de transporte público da capital tem que reduzir em 12% a emissão de dióxido de carbono, 25% de óxido nitrogênio e 40% de material particulado.