metropoles.com

Nunes diz que desembarque ficaria “muito ruim” para cúpula do União

À espera de conversa com Milton Leite, Ricardo Nunes cita acordo com presidente do União, Antônio Rueda, para garantir apoio à sua reeleição

atualizado

Compartilhar notícia

Francisco Cepeda / Governo do Estado de SP
Imagem colorida mostra grupo de homens de terno e gravata em um palanque. No primeiro plano, Ricardo Nunes, homem branco, de cabelo e barba pretos,, vestindo terno cinza e gravata azul. Ele olha para seu lado direito e seu rosto está de perfil. Ele sorri - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra grupo de homens de terno e gravata em um palanque. No primeiro plano, Ricardo Nunes, homem branco, de cabelo e barba pretos,, vestindo terno cinza e gravata azul. Ele olha para seu lado direito e seu rosto está de perfil. Ele sorri - Metrópoles - Foto: Francisco Cepeda / Governo do Estado de SP

São Paulo — Enquanto o presidente da Câmara Municipal, Milton Leite (União), mantém suspense sobre o apoio que antes era dado como certo a sua campanha à reeleição, o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), vem dizendo que a presença do partido em seu palanque é um acordo feito com o presidente nacional da legenda, Antônio Rueda, e que “ficaria muito ruim” para o grupo caso o compromisso não se concretizasse.

“O União Brasil fez um compromisso de estar comigo e isso foi junto com o governador [Tarcísio de Freitas, do Republicanos), Valdemar Costa Neto, do PL, Ciro Nogueira, do PP, e Baleia Rossi, do MDB. Acho muito difícil mudarem. Ficaria muito ruim para eles. Não creio que o Rueda irá fazer isso”, disse Nunes ao Metrópoles nesta quarta-feira (10/7).

Rueda, segundo uma série de interlocutores, deu carta branca para Milton Leite conduzir os rumos do partido em São Paulo e o apoio à campanha de Nunes vinha sendo dado como garantido por todos os agentes políticos da cidade até a semana passada.

Contudo, pouco antes do feriado prolongado no estado, Leite procurou os jornais e afirmou que a relação dele com o prefeito estava “péssima” e deu prazo até o dia 14/7 para o prefeito melhorar a relação — sem apontar os motivos específicos para a sinalização de ruptura.

Nessa terça-feira (9/7), durante a celebração da Revolução Constitucionalista de 1932, no Ibirapuera, Nunes já havia citado o acordo com Rueda, não com Leite, para reforçar a aliança com o União. O prefeito disse que espera contar com o partido na convenção em que pretende oficializar sua candidatura e os partidos que integrarão sua coligação, no início de agosto.

“Acho que [o União Brasil] vai estar junto. O Rueda já tinha feito essa sinalização para gente, junto com o presidente Milton Leite. Agora, é esperar o Milton retornar de viagem, tentar entender porque ele falou determinadas colocações. A gente foi pego de surpresa. Mas, no contexto geral, o União Brasil é um grande parceiro nosso, um dos primeiros a ingressar nessa frente ampla”, disse.

“Não teria nenhum motivo para poder ter algo diferente que não seja estar junto com a gente nessa frente ampla. Eu tenho muita expectativa, acho que vai estar junto, sim”, completou.

Integrantes dos bancadas estadual e municipal do União relataram ao Metrópoles que, paralelamente ao movimento de desembarque da coligação de Nunes, Leite estaria costurando para que o Avante também saia da aliança para apoiar a candidatura do influencer Pablo Marçal (PRTB).

Nunes sabe que Marçal vinha tentando uma abertura com o União e que o influencer procurou Leite, mas o presidente da Câmara havia dito — antes de tornar pública a rusga com o prefeito — que não o receberia.

Leite tirou uma folga durante o feriado prolongado e foi pescar no sul da Bahia. O entorno do prefeito não sabia se ele já tinha retornado à cidade nesta quarta-feira.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?