metropoles.com

Nunes apaga vídeo em que acusava Boulos de querer soltar traficantes

Decisão da Justiça obriga Nunes a tirar do ar vídeos em que acusa Boulos de defender traficantes. Justiça classificou frase como injúria

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Imagem mostra homem sinalizando com polegar - Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra homem sinalizando com polegar - Metrópoles - Foto: Reprodução/Instagram

São Paulo  A campanha do prefeito Ricardo Nunes (MDB) apagou um vídeo nas redes sociais em que ele insinuava que seu adversário na disputa pela Prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSol) seria a favor da soltura de traficantes de drogas. A insinuação foi classificada como injúria pela Justiça Eleitoral, que determinou que o conteúdo fosse apagado e concedeu direito de resposta ao deputado federal.

Um dos vídeos publicados nas redes sociais de Nunes dizia que Boulos é do partido que “propôs um projeto de lei que quer soltar 40 mil traficantes na rua” e que “se você é traficante de drogas, precisa votar no Boulos”.

Para isso, Nunes usava como referência o PL 2622/24 – projeto de lei de autoria de oito deputados federais que se baseia no novo entendimento do Supremo Tribunal Federal sobre a lei de drogas para pedir a anistia de pessoas condenadas pelo consumo individual de substâncias ilícitas. O projeto, contudo, trata de pessoas processadas pelo artigo 28, que se refere ao uso pessoal de substâncias, e não de traficantes.

7 imagens
Nunes posa para foto com cozinheira
Nunes na sala de reuniões do 5º andar da Prefeitura
Nunes ao lado dos aliados Tarcísio de Freitas e Milton Leite
Nunes cumprimenta paciente em unidade de saúde
Nunes durante visita à represa Billings
1 de 7

Nunes dá a mão a funcionária pública no centro

Prefeitura de São Paulo
2 de 7

Nunes posa para foto com cozinheira

Prefeitura de São Paulo
3 de 7

Nunes na sala de reuniões do 5º andar da Prefeitura

Prefeitura de São Paulo
4 de 7

Nunes ao lado dos aliados Tarcísio de Freitas e Milton Leite

Prefeitura de São Paulo
5 de 7

Nunes cumprimenta paciente em unidade de saúde

Prefeitura de São Paulo
6 de 7

Nunes durante visita à represa Billings

Prefeitura de São Paulo
7 de 7

Nunes olha para planta de obra pública

Prefeitura de São Paulo

Em sua decisão, de quinta-feira (19/9), a juíza Claudia Barrichello determinou que o material fosse retirado do ar em até 24 horas. Segundo a juíza, “a manifestação do requerido violou o liame permitido na campanha eleitoral, ofendendo a honra do requerente, não podendo estar albergada sob o manto da liberdade de expressão, pois desborda da mera crítica à atuação do requerente e atinge a sua honra e imagem perante o eleitorado, o que não é permitido pela legislação eleitoral”.

Na própria decisão, a juíza afirma que, ao procurar pelo vídeo, o conteúdo já não estava mais disponível na internet. Além de apagar o material, a campanha de Nunes foi condenada a conceder direito de resposta a Boulos, veiculada em formato de um vídeo de 25 segundos nas redes sociais do prefeito em até 48 horas após a sentença.

Em nota, os responsáveis pela campanha reiteraram “que o Psol quer soltar cerca de 42 mil pessoas que foram condenadas por tráfico. A decisão do STF não estabelece a retroação das condenações”. Sobre o direito de resposta, eles afirmaram que vão recorrer da decisão.

Durante a sabatina promovida pelo Metrópoles nessa quarta-feira (18/9), Nunes foi questionado sobre a postagem e corrigiu o uso do termo “traficante”.

“São 42 mil pessoas que vão fortalecer o tráfico de drogas, porque são pessoas que estão relacionadas ao tráfico de drogas. Para você ter essas pessoas, tem o traficante que está vendendo. Mas posso corrigir: vamos soltar 42 mil usuários de drogas que vão fortalecer os traficantes. Posso fazer isso, mas não existe aí uma desinformação”, disse Nunes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?