metropoles.com

Nunes anuncia pacote para atrair 200 mil moradores para o centro de SP

Prefeito Ricardo Nunes divulga série de iniciativas para estimular moradias populares na região central da capital

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Prefeitura de SP
Ricardo Nunes
1 de 1 Ricardo Nunes - Foto: Divulgação/Prefeitura de SP

São Paulo – O prefeito Ricardo Nunes (MDB) lançou nesta quarta-feira (7/6) um pacote de medidas para tentar requalificar o centro da capital, alvo de críticas nos últimos meses por causa da situação de abandono e insegurança. O objetivo é atrair moradores e investimentos para a região.

Entre as medidas anunciadas estão isenção e redução de impostos, mais agilidade na emissão de alvarás para novos imóveis e a transformação de prédios comerciais em residenciais, com moradias populares.

Segundo a Prefeitura, o pacote pode atrair até 200 mil moradores para o centro, que atualmente passa por uma onda de esvaziamento, com fechamento de lojas e fuga de empresas e instituições financeiras.

Para incentivar a ocupação por moradias, uma das medidas é permitir o acréscimo de até 50% no coeficiente de aproveitamento dos terrenos da região para habitações de interesse social e 25% para os chamados empreendimentos de mercado popular, além da entrega de unidades pelo programa Pode Entrar.

Na prática, a medida autoriza que incorporadoras construam prédios com mais unidades habitacionais em um terreno, sem pagar mais taxas à Prefeitura, desde que os apartamentos sejam destinados para famílias de baixa renda.

De comércio para moradia

Outra medida é a reforma de prédios comerciais para transformá-los em residenciais. O Edifício Prestes Maia será o primeiro a ser requalificado. Há proposta de intervenção em outros 10 edifícios para transformá-los em moradia popular.

Foi anunciada ainda a regulamentação do Requalifica Rápido, um procedimento que isenta imóveis de pagamento de impostos caso passem por processo de requalificação.

Também foi regulamentado o Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Setor Central, uma lei com regras urbanísticas específicas para o centro que prevê a construção de moradias populares a partir da arrecadação de taxas com a construção de prédios na região.

Estão previstos ainda outros incentivos fiscais, como a isenção do Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana (IPTU) e redução na alíquota do ISS para imóveis e estabelecimentos no quadrilátero envolvendo as ruas 7 de Abril, Coronel Xavier de Toledo, Praça Ramos de Azevedo, Conselheiro Crispiniano e as avenidas Ipiranga e São João.

Entre os resultados esperados pela Prefeitura estão o aumento da oferta do comércio e de serviços na região, em especial à noite e aos finais de semana.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?