Nunes anuncia expansão de ciclovias e promete manutenção das vias
Meta da gestão é de entregar 300 km de novas ciclovias e ciclofaixas até o fim do mês; edital para expansão de 158km será publicado segunda
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (22/9) a expansão de 158 km de malha cicloviária na cidade, além da criação de um programa de manutenção contínua das ciclovias e ciclofaixas da capital paulista.
Em coletiva de imprensa no Dia Mundial Sem Carro, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o secretário municipal de Mobilidade e Trânsito Celso Gonçalves afirmaram que o edital de licitação para as novas ciclovias será publicado no Diário Oficial na próxima segunda-feira (25/9).
Com isso, a gestão busca cumprir a promessa de inaugurar até 300 km de novas vias para ciclistas, o que levaria São Paulo a alcançar 1.000 km de malha cicloviária. Atualmente, a capital possui 722 km de ciclovias e ciclofaixas e tem outros 120 km em obras.
A expansão das vias começará pela Avenida Jair Ribeiro da Silva, na zona sul, e deve atingir 17 ruas e avenidas ao todo.
Programa de manutenção
Além disso, a prefeitura autorizou a liberação de R$ 64 milhões para obras de requalificação nas ciclovias e ciclofaixas já existentes na cidade com a criação do Programa de Manutenção Permanente da Malha Cicloviária.
Segundo o prefeito, a ideia é que a manutenção das vias seja feita de forma contínua durante dois anos.
“Se surgir uma ciclovia que hoje está boa, mas daqui a um mês, 60 dias, ano que vem, ela apresentar problemas, a gente já tem um contrato para poder dar a ordem de início e poder arrumar”, disse o prefeito.
Nunes diz que não serão todas as ciclovias que passarão por requalificação, apenas aquelas que apresentarem necessidade de obras.
O Consórcio Manutenção de Ciclos SP, constituído pelas empresas M4 Construções e Sinalisa Segurança Viária, foi o vencedor da concorrência e será o responsável pelas obras.