Nunes abre nova “vila” de minicasas para moradores de rua em SP
Gestão Ricardo Nunes abre novo espaço com casas de 18 m² para moradores de rua no Pari, na zona leste, com capacidade para 400 pessoas
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A gestão Ricardo Nunes (MDB) inaugura nesta segunda-feira (9/10) a terceira unidade de seu programa Vila Reencontro, em que casas modulares mobiliadas de 18 metros quadrados são oferecidas para moradores de rua. A nova unidade fica no Pari, na zona leste da capital.
Segundo a Prefeitura, o novo espaço tem capacidade para receber 400 pessoas. O programa Vila Reencontro é destinado para famílias de até quatro pessoas que estão, no máximo, há três anos vivendo nas ruas.
A proposta é que essas famílias possam ficar nessas moradias por até dois anos, preenchendo requisitos como garantia de frequência escolar para as crianças. Enquanto estão na vila, essas pessoas têm acesso a cursos de capacitação e inscrição em programas de trabalho.
Essas regras vêm de bases defendidas pelos técnicos do governo de que famílias que estão há menos tempo na rua têm mais chances de se recuperar e voltar a garantir moradia por meios próprios.
A cidade de São Paulo vive uma aguda crise humanitária, com a presença de cerca de 32 mil pessoas vivendo na rua, sem casas, de acordo com dados da própria Prefeitura.
O número é 31% maior do que as 24,4 mil pessoas contabilizadas no censo de 2019 – um indicativo de que o problema foi agravado pela pandemia de Covid.
O programa Vila Reencontro é a aposta da equipe do prefeito para reverter o desgaste de sua imagem por falta de soluções adequadas para o problema.