Nunes: “A população me vê como uma pessoa trabalhadora e honesta”
Nunes disse ter feito pesquisa qualitativa sobre avaliação de sua gestão e afirmou que irá definir nome para vice após diálogo com aliados
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), disse, nesta terça-feira (30/1), que a população paulistana o vê como “uma pessoa trabalhadora e honesta”, ao comentar resultados de uma pesquisa de opinião qualitativa feita pela equipe de sua campanha para as eleições deste ano.
“A pesquisa ‘quali’ [qualitativa] que eu fiz, a população me vê como uma pessoa trabalhadora e honesta, por exemplo. Meus adversários estão atacando isso muito em mim. Porque, se eu faço ‘quali’, eles também têm ‘quali'”, disse o prefeito.
O prefeito não deu detalhes, entretanto, sobre como a pesquisa que o apontou como honesto e trabalhador foi realizada. Ele disse que novas pesquisas ainda serão feitas.
Nunes comentou as informações de sua pesquisa ao ser questionado sobre notícias de que poderia encomendar um levantamento para testar a viabilidade eleitoral de uma lista de sugestões de nomes para possíveis vices em sua chapa, levada até ele nessa segunda-feira (29/1) pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto.
“A ‘quali’ vai nos dar o horizonte de como é que a gente deve abordar [os assuntos] dentro de uma eleição e isso pode eventualmente dar algum reflexo na escolha do vice”, disse, ao negar que estava planejando a contratação de uma pesquisa específica para testar os nomes sugeridos pelo aliado.
A pesquisa de opinião quantitativa usa questionários estruturados para chegar a um resultado objetivo, como o percentual de aceitação de cada nome em uma corrida eleitoral, por exemplo.
Já a pesquisa qualitativa, citada por Nunes, busca compreensão profunda através de métodos não estruturados. Ela explora subjetividade e contextos específicos por meio de entrevistas mais alongadas com pessoas que exemplificam determinados estratos sociais (como renda, escolaridade, religião, raça e local de moradia).
“Na pesquisa ‘quali’, o que a gente tem da população? A população entende que a ação da Prefeitura de acolhimento [na Cracolândia] é muito importante. A cena de pegar uma pessoa e levar ao acolhimento. Não incentivá-la a ficar na rua. Isso vai nos moldando, que é o que a gente concorda como política pública, e também como a gente dialoga”, disse o prefeito.
Escolha do vice
Nunes disse, ainda, que a pesquisa iria avaliar se indicar um vice da área da segurança pública poderia auxiliar sua campanha. Um dos nomes sugeridos por Valdemar é o do coronel da reserva da Polícia Militar Ricardo Mello Araújo, ex-comandante da Rota.
Valdemar levou os nomes de vices ao conhecimento do prefeito após um acordo firmado entre eles em dezembro que envolvia o apoio de Jair Bolsonaro à campanha de Nunes . Segundo Valdemar, o ex-presidente declararia o apoio ao prefeito, mas indicaria o nome de vice de sua chapa.
“O que eu deixei claro para o Valdemar é que vamos tomar uma decisão conjunta, em tempo apropriado, conversando com todos os partidos”, disse o prefeito, nesta terça, ao tratar do gesto do presidente do PL.