metropoles.com

Número de incêndios em SP mais que dobrou no primeiro semestre de 2024

Estado de São Paulo já registrou 1.649 focos de incêndio desde o início do ano. Valor representa aumento de 116% em relação ao ano passado

atualizado

Compartilhar notícia

Governo de SP
Combate a incêndio florestal em São Paulo
1 de 1 Combate a incêndio florestal em São Paulo - Foto: Governo de SP

São Paulo — O número de incêndios no estado de São Paulo durante o primeiro semestre de 2024 mais que dobrou em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o território paulista registrou 1.649 focos de incêndio desde o início deste ano.

O número representa um aumento de aproximadamente 116% em relação ao primeiro semestre de 2023, quando foram registrados 761 focos de incêndio. Até julho deste ano, o estado já registrou quase a mesma quantidade de incêndios que o total do ano passado, que foi de 1.666.

Os dados do Inpe também indicam que o primeiro semestre de 2024 teve o maior número de queimadas dos últimos seis anos.

Os incêndios afetaram principalmente a região noroeste do estado e atingem principalmente a vegetação de Mata Atlântica. Entre os municípios mais afetados estão as cidade de Jaú, Itapeva, Campinas, Mogi Mirim e Piracicaba.

Mapa com registros de incêndios até 26 de julho de 2024 no estado de São Paulo
Registros de incêndios até 26 de julho de 2024 no estado de São Paulo

Tempo seco

A incidência está relacionada ao tempo seco, que também afeta outras regiões do Brasil. Ao longo do mês de julho, o estado de São Paulo recebeu diversos alertas de baixa umidade emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nesta semana, a capital registrou a tarde mais seca do ano, com um índice de 13% de umidade no ar.

De acordo com a Climatempo, a baixa umidade é causada por um bloqueio atmosférico que se instalou nos últimos dias sobre o país, que tem desviado as frentes frias para o alto mar e mantido uma grande massa de ar seco sobre o interior do Brasil.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?