Novo RG: saiba como tirar a Carteira de Identidade Nacional em SP
Emissão em São Paulo começou nesta segunda-feira (29/1), em nove pontos de atendimento; veja os requisitos para solicitar o documento
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O governo de São Paulo já começou a emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN), que vai substituir o RG. Na Grande São Paulo, o documento é oferecido em nove pontos: seis postos do Poupatempo e três unidades geridas pelo Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), órgão vinculado à Polícia Civil (veja serviço completo no final do texto).
A emissão começou nesta segunda-feira (29/1) e, segundo o governo, ocorre de forma limitada, em formato piloto. A ideia é que o serviço seja ampliado gradativamente. Hoje, 3 milhões de brasileiros já possuem o documento.
A Carteira de Identidade Nacional adota o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como Registro Geral Nacional, acabando com a duplicidade na identificação do cidadão e reduzindo as possibilidades de fraudes — até então, cada cidadão brasileiro poderia ter até 27 RGs, um por unidade da Federação.
O novo RG passará a ser, a partir de 2032, o único documento válido nacionalmente, de acordo com a Lei nº 14.534, de 11 de janeiro de 2023. O governo destaca que, portanto, não há necessidade de correr aos postos de atendimento neste momento. O documento atual continuará sendo aceito normalmente.
Dotado de QR Code, o documento permite verificar sua autenticidade, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone.
A versão digital do documento estará disponível no app GOV.BR, no menu Carteira de Documentos.
Saiba como tirar o novo RG
Para solicitar a CIN no estado de São Paulo, é necessário ter uma conta GOV.BR no nível Prata ou Ouro, ser maior de 16 anos, estar em situação regular na Receita Federal e não ter outra solicitação da CIN em andamento.
O agendamento é feito exclusivamente pelo app para celulares Poupatempo SP.GOV.BR. No dia agendado, é preciso ir ao local escolhido com a certidão de nascimento ou de casamento. A primeira via da CIN é gratuita.
Os locais de atendimento durante o projeto-piloto são os postos do Poupatempo da Lapa, Itaquera, Santo Amaro e Sé (capital), e Caieiras e Guarulhos, na região metropolitana. As outras três unidades são o Descomplica de São Miguel, na capital, um posto em Barueri e outro, o Atende Fácil, em São Caetano do Sul.