Novo boletim parcial do TRE aponta que 515 urnas foram trocadas em SP
Até às 15h, maioria das trocas de urnas aconteceu nas cidades do interior, segundo TRE-SP. Na capital, houve 138 substituições
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O último boletim do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), divulgado às 15h deste domingo (6/10), indica que 515 urnas, o equivalente a 0,50% do total, foram substituídas em todo o estado. O maior percentual de trocas permanece nas cidades do interior. Na capital, houve 138 substituições.
Em entrevista coletiva, o presidente do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes, classificou como normal o andamento das eleições em São Paulo.
“Até o momento, tudo está correndo na mais perfeita ordem, como era de se esperar. O eleitor está consciente, está comparecendo às seções, exercendo o seu direito democrático de votar. Não tivemos nenhuma ocorrência de relevo, algumas urnas foram substituídas, o que é uma coisa normal”, afirmou o desembargador.
Em todas as seções eleitorais, há urnas de contingência para serem usadas em caso de necessidade de substituição. De acordo com o TRE-SP, são cerca de 12 mil unidades.
Fernandes também comentou a instabilidade no sistema de justificativa pelo aplicativo e-Título. “Isso é normal no meio informatizado, muita gente acessando ao mesmo tempo dá uma sobrecarga e gera um atraso, mas eu mesmo acessei agora há pouco e o sistema já está funcionando.”
Crime eleitoral
O desembargador aproveitou a oportunidade para lembrar que a distribuição do chamados “santinhos”, assim como pedir votos nas zonas eleitorais, é crime.
“O problema são as pessoas incivilizadas, tem muito derrame de ‘santinhos’. Isso todo mundo sabe que é crime eleitoral e, além de crime eleitoral, é uma falta de consciência ecológica. Algumas pessoas já foram presas pela boca de urna, por conta do derramamento de santinhos. Infelizmente todo ano isso acontece. Isso está sendo controlado e fiscalizado, e as pessoas que forem identificadas serão punidas”, concluiu o desembargador.