metropoles.com

Nove são presos sob suspeita de sequestro em 24h na capital paulista

Uma das vítimas foi raptada por meio de app de namoro; crimes do tipo aumentaram 625% na cidade desde o período pré-pandemia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
cativeiro sequestro
1 de 1 cativeiro sequestro - Foto: null

Em cerca de 24 horas, nove adultos foram presos e um adolescente apreendido, sob a suspeita de envolvimento em sequestros, em duas ocorrências diferentes, ambas na zona oeste da capital paulista.

No caso mais recente, neste domingo (27), um homem de 58 anos marcou um encontro, por meio de aplicativo de namoro, na região do bairro Raposo Tavares.

Ele relatou à polícia que, ao chegar no local indicado, acreditando que iria ter um encontro amoroso, foi abordado por três criminosos, que o levaram no próprio carro até um cativeiro, em uma viela da rua Domingos Nogueira.

1 de 1

Local usado por criminosos para manter vítimas de sequestro, entre fevereiro e março de 2022, encontrado pela Divisão Antissequestro de São Paulo, na região da Brasilândia, zona norte da capital

Divulgação/DAS/Polícia Civil

Enquanto o homem foi mantido no local, sendo vigiado por um criminoso, outros bandidos realizaram transferências bancárias, com o celular da vítima.

Uma denúncia anônima indicou à Polícia Militar o endereço do cativeiro. Chegando no local, um adolescente de 14 anos abriu o imóvel para os agentes e, na sequência, foi apreendido em flagrante.

A vítima foi encontrada em um cômodo da casa, junto com um dos suspeitos, que de acordo com a polícia mantinha um revólver calibre 38 na cintura. Outro homem entrou na casa, logo em seguida, e também foi preso.

Ainda no imóvel, dentro de um sapato, policiais localizaram outro revólver, também calibre 38. Além disso ainda foram apreendidos instrumentos de uso médico, como um estetoscópio, e uma máquina de cartões bancários.

Esconderijo e tentativa de fuga

Outra casa, em frente ao imóvel onde a vítima de 58 anos foi libertada, foi indicada por testemunhas como esconderijo de outros membros da quadrilha.

Quando policiais entravam no local, um homem tentou fugir pelo telhado, sem sucesso. Outros três suspeitos, que estavam na casa, foram presos. Com eles foi encontrada a chave do carro da vítima, de acordo com a PM.

Os homens, com idades entre 20 e 34 anos, foram presos em flagrante e indiciados por roubo, extorsão e corrupção de menor. O adolescente de 14 anos foi sindicado por ato infracional análogo a roubo e extorsão. A defesa do bando, assim como do menor, não havia sido localizada até a publicação desta reportagem.

O caso foi registrado e é investigado pelo 89º DP (Portal do Morumbi).

Perseguição e acidente de trânsito

Ainda na zona oeste, no sábado, a PM prendeu três suspeitos – 19, 20 e 22 anos – que estariam envolvidos no sequestro de uma mulher, 56, e de um homem, 58, ocorrido em Alto de Pinheiros. As circunstâncias do rapto não foram especificadas pela polícia.

Após libertar as vítimas, os criminosos passaram a trafegar com um Hyundai HB20 branco, cujas placas foram identificadas pelo sistema de câmeras inteligentes da PM. O veículo circulava pela zona oeste de São Paulo.

Uma perseguição se iniciou e o carro com o trio bateu contra outros dois veículos. Um dos homens se feriu levemente, segundo a PM, e foi encaminhado ao pronto-socorro da Lapa, onde foi medicado e liberado, sendo detido posteriormente junto com os outros dois suspeitos.

Com o trio, policiais afirmam terem encontrado um revólver calibre 38, uma touca ninja, três máscaras, dois relógios e celulares, não quantificados.

As duas vítimas foram posteriormente localizadas em uma delegacia de Osasco, na Grande São Paulo. Ambas reconheceram os criminosos, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP).

O trio foi indiciado por extorsão, roubo, receptação, colisão, adulteração de sinal identificador de veículo e porte ilegal de arma de fogo, no 91º DP (Ceasa).

Casos de sequestro disparam na capital e estado de SP

Entre janeiro e setembro deste ano, a capital e o estado de São Paulo aumentaram substancialmente os registros de sequestros, em relação ao mesmo período de 2019, período pré-pandemia.

Dados da SSP indicam o registro de 40 sequestros no estado, nos nove primeiros meses deste ano, e 29 na capital paulista. No mesmo período de 2019 foram, respectivamente, 11 e 4 registros, representando altas de 263% e 625%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?