Nove municípios do interior de SP estão com focos ativos de incêndio
O estado de São Paulo registrou nesta terça (3/9) nove focos ativos de incêndio e 48 municípios seguem em alerta máximo para queimadas
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O estado de São Paulo registrou nesta terça-feira (3/9) nove focos ativos de incêndio. As cidades atingidas são Altinópolis, Cunha, Dois Córregos, Jardinópolis, Monte Alegre do Sul, Pedregulho, Piracicaba, Pompeia e São Simão. A informação foi divulgada pela Defesa Civil no início da manhã.
Ao todo, 48 municípios seguem em alerta máximo para queimadas. O governo de São Paulo mantém o gabinete de crise e monitora a situação dos incêndios.
O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil renovou, até a próxima sexta-feira (6/9), o alerta de risco elevado para incêndios para as regiões norte, noroeste e oeste do estado.
O Mapa de Risco de Incêndio, que é uma das ferramentas tecnológicas que auxiliam a Defesa Civil no monitoramento de queimadas, indica grau máximo de risco nessas respectivas faixas do território paulista.
Para os próximos dias, as regiões norte, noroeste e oeste do estado continuarão com o tempo seco e sem condições para precipitações, segundo a Defesa Civil. As temperaturas continuam em elevação, com a umidade relativa do ar caindo, atingindo valores críticos abaixo dos 20%.
Temperaturas por regiões
As temperaturas podem chegar aos 39ºC em Presidente Prudente, Araçatuba, Tupã, Birigui e Martinópolis, no período mais quente do dia. Há destaque para a umidade relativa do ar, que deve atingir níveis críticos, variando entre 13% e 15%.
Para São José do Rio Preto, Barretos, Ribeirão Preto e Rosana, as temperaturas devem ficar na casa dos 38ºC, com umidade relativa variando entre 14 e 21%.
Em Franca e Valparaíso, os termômetros podem registrar temperaturas de 35ºC com umidade relativa entre 17% e 19%.
Monitoramento do Inpe
Segundo dados do monitoramento de focos ativos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), 234 focos ativos de incêndio foram registrados no domingo (1º/9) e na segunda (2/9) no estado de São Paulo, o que corresponde a 62,4% do total de focos registrados em todo o mês de setembro do ano passado, quando 375 focos ativos foram contabilizados.
Em todo o mês de agosto, o estado registrou 3.612 focos de incêndio, um recorde histórico em relação aos meses de agosto desde 1998. A marca representa 64,6% do total de 5.586 focos registrados no estado até o momento em 2024.
Prevenção e cuidado
Nesse momento, recomenda-se cuidados com a saúde que incluem beber bastante água e se proteger do sol. A prática de atividade física ao ar livre deve ser evitada nos horários mais críticos do dia e é recomendado o uso de soro nos olhos e nariz.
A Defesa Civil do Estado, juntamente com as Defesas Civis Municipais, adotam medidas de prevenção como vistoria nas áreas mais suscetíveis às queimadas, construção de aceiros e intensificação das campanhas de conscientização junto à população.
Ainda são destacadas medidas que devem ser adotadas pela população na prevenção de incêndios:
- não colocar fogo em áreas de vegetação seca;
- não jogar bitucas de cigarro em beiras de rodovias;
- não realizar a limpeza da área rural utilizando técnicas com fogo;
- não queimar lixo;
- não soltar balão.
A inalação de fumaça proveniente dos incêndios agrava problemas respiratórios. Por isso, a recomendação é procurar atendimento médico em caso de sintomas como falta de ar, tontura, dor e chiado no peito.
A Defesa Civil alerta que, ao avistar fumaça suspeita ou fogo de incêndio em mata, é preciso informar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193).