Sobe para nove o número de cidades com focos de incêndio ativos em SP
Pompeia, Piracicaba e Altinópolis estão entre os municípios com focos ativos de incêndio na noite desta segunda (2/9), segundo Defesa Civil
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Nove municípios paulistas estavam com focos ativos de incêndio no início da noite desta segunda-feira (2/9). São eles: Pedregulho, Altinópolis, São Simão, Dois Córregos, Jardinópolis, Pompeia, Piracicaba, Cunha e Monte Alegre do Sul. A informação foi confirmada pelo Capitão Roberto Farina Filho, da Defesa Civil.
Na manhã desta segunda-feira (2/9), o estado registrava quatro focos ativos de incêndio: em Dois Córregos, Pedregulho, São Simão e Jardinópolis, sendo a última localizada na região metropolitana de Ribeirão Preto. Por volta das 5h30 da manhã, a cidade de Altinópolis, também na região de Ribeirão Preto, tinha um foco ativo de incêndio, que foi controlado às 8h.
O Mapa do Risco de Incêndio aponta que grande parte do estado está em com aviso de “emergência” (a mais grave) para a possibilidade de queimadas.
Foco em ações de combate e prevenção
A Fundação Florestal anunciou no domingo (1º/9) o fechamento emergencial de 80 unidades de conservação localizadas na região metropolitana e interior do estado de São Paulo. O número foi atualizado para 79 na noite desta segunda-feira.
A decisão foi tomada em resposta ao crescente risco de incêndios florestais, que coloca em perigo tanto os visitantes quanto as áreas de preservação.
Os parques estaduais, estações ecológicas e unidades de conservação ficarão fechados até 12 de setembro. A data será revisada conforme as condições climáticas e os riscos associados. Ações de prevenção, monitoramento territorial e combate aos incêndios, além de apoio às comunidades vizinhas estarão no foco das equipes da Fundação durante esse período.