Novas imagens mostram cão Joca ainda vivo antes de voltar para SP
Cão Joca morreu na segunda-feira (22/4) após ser enviado, por engano da companhia aérea, para Fortaleza e ter de voltar a São Paulo
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Novas imagens mostram o cão Joca, ainda com vida, antes de ser embarcado de volta de Fortaleza, onde estava por engano da companhia aérea Gol, para São Paulo. O vídeo foi divulgado neste domingo (28/4) pelo programa Fantástico, da TV Globo.
No vídeo (veja abaixo), é possível ver que uma pessoa interage com Joca, já dentro da caixa. “Pronto, ó. Cachorrinho, tranquilo, tem água. Menino do papai, bebê. Tá tranquilinho, bonitinho. Tá bom? Vai retornar lá para Guarulhos”, diz a funcionária.
O cachorro, de 5 anos, deveria ter sido transportado do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, para o Aeroporto Municipal de Sinop, em Mato Grosso, mas acabou levado para Fortaleza, por erro da companhia aérea. O tutor dele, João Fantazzini, só soube do erro ao chegar a Mato Grosso.
Para corrigir a falha, a Gol decidiu embarcar o cão de volta para São Paulo e também emitiu nova passagem para João encontrá-lo no aeroporto. Em Guarulhos, no entanto, João recebeu a notícia que o animal não havia resistido à viagem.
Transporte de animais
Joca morreu na última segunda-feira (22/4). Neste domingo, tutores de cachorros e ONGs de defesa dos animais realizaram dois protestos simultâneos em aeroportos de São Paulo pela morte do golden-retriever.
Em nota ao Metrópoles, a Gol afirmou que foi surpreendida pela morte do cachorro quando o avião pousou com o animal em Guarulhos.
A companhia anunciou a suspensão do transporte aéreo de animais no porão dos aviões da empresa a partir da última quarta-feira (24). De acordo com o comunicado, os clientes seguem podendo transportar seus pets pequenos na cabine do avião.
No período, os clientes que já contrataram o serviço de transporte pelo porão pela GOLLOG Animais podem pedir a restituição do valor total ou postergar a viagem.
Ministério e Anac investigam morte
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Silva (Republicanos), declarou que a pasta vai investigar, em conjunto com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a morte do golden retriever Joca.
“A gente está integrado com a Anac e criou um grupo de trabalho interno para averiguar e checar junto às companhias aéreas para que o quanto antes isso [a morte do cão Joca] seja esclarecido à sociedade brasileira”, disse Costa Silva.
A Delegacia do Meio Ambiente de Guarulhos — cidade onde o cachorro foi embarcado, no Aeroporto Internacional de São Paulo — instaurou inquérito policial para investigar a morte, segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP).