Em nova onda de calor, São Paulo pode chegar a 40°C a partir desta 5ª
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, temperatura no interior paulista deve ficar na casa dos 40°C; na capital, previsão é de 34°C
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A nova onda de calor que se aproxima do Sudeste do país acende um alerta para a população de São Paulo nos próximos dias, que devem registrar altas temperaturas e baixa umidade. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros podem passar dos 40°C no interior e atingir 34ºC na capital.
De acordo com o Inmet, esse cenário vai se manter até o domingo (17/12). O instituto emitiu um aviso meteorológico de onda de calor devido à persistência do fenômeno por, pelo menos, quatro dias consecutivos.
A partir desta quinta (14/12), com o aumento das temperaturas e a presença de umidade ao longo da atmosfera, está prevista a formação de áreas de instabilidade. Assim, podem ocorrer temporais isolados, com rajadas de vento acima de 70 km/h, granizo e chuva localmente forte, informa o Inmet.
No domingo, com a aproximação de uma frente fria, é esperado o pico do calor durante a tarde na maioria das regiões, com a influência do vento quente e úmido de noroeste, que vai favorecer a ocorrência de temporais em grande parte do Sul do Brasil.
Na capital paulista, uma massa de ar seco e quente ganha força, o que vai garantir dias com predomínio de sol e temperatura em elevação. Não há expectativa de chuva.
A previsão para sexta-feira (15/12) é de sol forte com poucas nuvens e temperatura elevada. A previsão é de mínima de 20° C e máxima de 34° C, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).
O órgão faz alerta para a queda da umidade, que deve registrar percentuais mínimos próximos a 30%.