Nova onda de calor: interior de SP pode ter temperaturas de 35ºC
Semana deve ser de calor e baixa umidade do ar no estado de SP; previsão é de aumento gradativo das temperaturas em todas as regiões
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O Brasil se prepara para enfrentar uma nova onda de calor que está prevista para fechar o mês de abril. De acordo com a Climatempo, a origem da quarta onda de calor do ano está associada a uma área de alta pressão na média atmosfera, que atuará como um bloqueio atmosférico.
O sistema favorece a manutenção do ar seco e quente, que provoca altas temperaturas.
Cidades das faixas norte, noroeste e oeste do estado de São Paulo podem atingir níveis críticos entre esta segunda-feira (22/4) e sábado (27/4) por causa da baixa umidade relativa do ar, que deve ficar abaixo dos 30%. As temperaturas no período devem chegar a casa dos 35ºC.
De acordo com a Defesa Civil do Estado, as temperaturas devem se elevar gradualmente com o passar dos dias da semana. No interior do estado as máximas podem atingir os 33°C, principalmente no extremo oeste e noroeste paulista.
Na faixa leste, os termômetros devem alcançar índices de até 31°C até sábado (27/4). A partir do domingo (28)/4, essas temperaturas podem atingir 32°C nas horas mais quentes do dia.
Previsão na capital
Na capital, a temperatura máxima pode chegar aos 30°C nesta segunda-feira (22/4). A umidade relativa do ar oscila em torno de 45% e pode marcar até 30%.
O ar seco vai garantir dias ensolarados e quentes nos próximos dias, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura.
A terça-feira (23/4) terá sol forte e grande amplitude térmica. Os termômetros oscilam entre a mínima de 17°C e a máxima de 30°C.
Na quarta-feira (24/4), o cenário se repete. Sol, calor e temperaturas elevadas para a época do ano. Mínima de 18°C na madrugada e máxima de 31°C à tarde. À noite, a aproximação de uma frente fria favorece o aumento de nuvens, entretanto, não há previsão de chuva.