metropoles.com

Nova lei no Guarujá proíbe homenagens ao golpe militar de 1964

Lei, aprovada no fim de setembro e sancionada nessa semana pelo prefeito Válter Suman (PSB), também proíbe citações a escravocratas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo Nacional
Golpe militar de 1964
1 de 1 Golpe militar de 1964 - Foto: Arquivo Nacional

São Paulo — O prefeito da cidade do Guarujá, no litoral de São Paulo, Válter Suman (PSB), sancionou nessa semana uma lei que proíbe homenagens a escravocratas e ao golpe militar de 1964.

A nova regulamentação proíbe a atribuição de nomes de pessoas que constem no Relatório Final da Comissão Nacional da Verdade como responsáveis por violações de direitos humanos, que estejam ligadas à prática escravista ou que tenham notoriamente praticado ou pactuado, direta ou indiretamente, com o período da ditadura militar, vigente entre os anos de 1964 e 1985 no Brasil.

O Projeto de Lei n.º 099/2024 foi proposto pelo vereador Sérgio Santa Cruz (Cidadania) e aprovado no final de setembro.

O texto também proíbe homenagens a pessoas condenadas por crimes contra a humanidade, racismo e injúria racial. Além disso, a partir de agora, as homenagens devem atender a critérios de diversidade em cor, sexo e orientação sexual.

Prédios, locais e vias municipais poderão ser renomeados.

A nova lei também autoriza o Poder Executivo a retirar monumentos, estátuas e bustos que homenageiem escravocratas ou crimes contra a humanidade, podendo armazená-los em Museus Estaduais ou Municipais para preservação histórica.

A Prefeitura do Guarujá informou, em nota, que vai realizar um levantamento para identificar monumentos e estruturas que se encaixem nessas características.

A administração municipal prometeu ainda regulamentar um decreto para estabelecer a aplicabilidade da nova legislação após o levantamento.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?