metropoles.com

Nova frente fria muda o tempo em São Paulo; capital deve ter temporais

Chegada de frente fria vai derrubar a temperatura na cidade até quinta-feira; temporais na madrugada causaram enchentes e quedas de árvores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Renan Porto/Metrópoles
foto colorida de vista aérea de SP, com céu enconberto e nuvens escuras sobre a cidade - Metrópoles
1 de 1 foto colorida de vista aérea de SP, com céu enconberto e nuvens escuras sobre a cidade - Metrópoles - Foto: Renan Porto/Metrópoles

São Paulo — A passagem de uma frente fria já provoca mudanças do clima em São Paulo. A capital amanheceu com o tempo encoberto e deve ter temporais entre o final da manhã e o início da tarde desta terça-feira (17/10).

De acordo com a Climatempo, embora o amanhecer na cidade tenha sido abafado, a tendência é de tempestades ao longo do dia, com períodos de sol intercalados. A máxima prevista é de 29° C.

As chuvas desta terça-feira devem ser mais intensas entre o final da tarde e a noite. A Climatempo alerta para o risco de alagamentos e congestionamentos provocados pelo mau tempo. Ventos fortes também podem causar quedas de árvores.

A mudança do clima também fez com o que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitisse um alerta de perigo potencial para São Paulo, em trecho que abrange a região metropolitana e o litoral paulista.

A chegada da frente fria também vai provocar uma queda brusca de temperatura a partir desta quarta-feira (18/10), quando os termômetros devem registrar máxima de 24° C. Na quinta (19/10), a máxima será de 19° C.

Chuva na madrugada

A chuva que atingiu São Paulo durante a madrugada desta terça-feira provocou transtornos na cidade. Segundo o Corpo de Bombeiros, houve 10 chamados relacionados a quedas de árvore e quatro casos de desabamento no período entre meia-noite e 6h. Já entre 22h de meia-noite, foram 10 ocorrências de quedas de árvores e duas de enchentes.

Na zona leste, moradores relataram que a ponte sobre o rio Itaim cedeu cerca de 1 metro por causa da chuva. Procurada, a Prefeitura de São Paulo não se manifestou sobre o caso. O espaço está aberto para manifestações.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), a capital vive o outubro mais chuvoso dos últimos 22 anos, e o terceiro maior desde 1995, quando as medições começaram a ser feitas pela prefeitura.

Segundo o CGE, outubro de 2023 registrou, até o momento, 188,1 mm, ou seja, 74,4% acima dos 107,8 mm esperados para o mês. O outubro mais chuvoso da série histórica, desde 1995, é o de 2001, com acumulado médio de 215,2 mm. O segundo maior foi o de o de 1995, com 197,4 mm.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?