metropoles.com

Nome apoiado por Sarrubbo é o mais votado para assumir comando do MPSP

MPSP elegeu lista tríplice para o cargo de procurador-geral de Justiça, mas decisão caberá ao governador Tarcísio de Freitas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/MPSP
Foto colorida da fachada do prédio do Ministério Público de São Paulo - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida da fachada do prédio do Ministério Público de São Paulo - Metrópoles - Foto: Divulgação/MPSP

São Paulo — O Ministério Público de São Paulo (MPSP) anunciou neste sábado (13/4) a lista tríplice de candidatos ao cargo de procurador-geral de Justiça para o biênio 2024/2026 com os procuradores José Carlos Cosenzo, Antonio Carlos da Ponte e Paulo Sérgio de Oliveira e Costa.

Os três foram os mais votados entre os cinco candidatos que disputavam o cargo. Cosenzo recebeu 1.004 votos, Ponte teve 987 votos e Costa ficou com 731.

Além deles, também concorriam ao comando da instituição Tereza Exner, que recebeu 508 votos, e José Carlos Bonilha, que teve 467 votos.

A escolha caberá ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que terá um prazo de 15 dias para decidir qual dos três será o novo chefe do MPSP. Caso ele não escolha ninguém dentro do prazo, o candidato mais votado será nomeado para o cargo automaticamente.

Tanto Cosenzo quanto Costa são apoiados por Mário Sarrubbo, que ocupava o posto até março deste ano e deixou o MPSP para ser o secretário nacional de Segurança Pública a convite do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.

Ponte, por outro lado, é oposição à gestão de Sarrubbo. O resultado foi proclamado pelo procurador Fernando José Martins, que é o procurador-geral interino desde março.

Nos últimos meses, o Metrópoles entrevistou quatro dos cinco candidatos ao cargo de chefe do MPSP. A exceção foi o procurador José Carlos Cosenzo, o mais votado neste sábado, que recusou o pedido feito pela reportagem.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?