Com nível crítico, bancos de sangue de SP pedem ajuda; saiba como doar
Hemocentro só está conseguindo atender 20% dos pedidos por sangue O+, O- e B-; baixos níveis também preocupam outros bancos de sangue
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Na data em que se celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue, nesta sexta-feira (14/6), os bancos de sangue da cidade de São Paulo registram uma baixa nos níveis de estoque e pedem doações.
O Hemocentro de São Paulo, que está em campanha para receber doações desde o início do mês de junho, está somente com 45% da sua capacidade de armazenamento preenchida. A defasagem afeta principalmente os tipos sanguíneos O+, O- e B-, cujo nível emergencial do estoque está fazendo com que somente 20% dos pedidos dos hospitais sejam atendidos.
Os baixos níveis também são observados em outros bancos de sangue da cidade, o que, segundo especialistas, é explicado pela queda nas temperaturas, que desestimula as doações. O hemonúcleo do Hospital São Paulo (HSP), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), registrou uma queda de 30% das doações desde o início do outono, em março.
O HSP só tem estoque suficiente para atender a demanda por dois dias. Assim como no Hemocentro, o problema é mais grave para os tipos sanguíneos O – doadores universais – mas já começa a afetar outros tipos sanguíneos.
Como doar
Para fazer a doação de sangue voluntária é necessário ter entre 18 e 65 anos, estar com a saúde em dia, e pesar mais de 50 kg. As mulheres podem fazer três doações por ano, enquanto que os homens, quatro doações. Além disso, é necessário não ter ingerido bebida alcoólica em até 12 horas antes da doação, não estar em jejum e ter dormido bem na noite anterior.
Em São Paulo, existem mais de 30 locais de coleta, distribuídos em todas as regiões da cidade. Verifique abaixo os postos de coleta em cada área da cidade:
- centro: A Beneficência Portuguesa, Hemocentro da Santa Casa de São Paulo, Hospital Pérola Byington, Hospital Sírio Libanês, Hospital 9 de Julho, Hospital das Clínicas, Hospital A C Camargo, Hospital Bandeirantes, Hospital Samaritano
- zona sul: Hospital do Servidor Público Municipal, Hospital Municipal Dr.Fernando Mauro P. da Rocha, Hospital Dante Pazzanese, Hospital do Coração, Banco de Sangue Paulista, Hemocentro regional da Unifesp, Hospital Professor Edmundo Vasconcelos, Hospital do Servidor Público Estadual, Banco de Sangue Paulista – Edifício Visionaire
- zona oeste: Hospital Israelita Albert Einstein, Biotec Processamento do Sangue
- zona leste: Hospital Municipal Alípio Correa Neto, Hospital Santa Marcelina-Itaquera, Hospital Municipal Dr. Carmino Caricchio, Hospital Santa Paula
- zona norte: Hospital Municipal São Luiz Gonzaga, Hospital Mandaqui, São Camilo Santana