Neblina fecha porto e afeta balsas: “Parece que Santos tá sumindo”
Porto de Santos, o maior da América Latina, suspendeu atividades de navegação por mais de 2 horas; espera por balsa chegou a 1h40
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — As operações de navegação do Porto de Santos, o maior da América Latina, ficaram paralisadas das 7h as 9h20 desta terça-feira (30/4) em razão da forte neblina na cidade do litoral paulista. A travessia de balsas também foi afetada. Nas redes sociais, moradores de Santos relataram que as condições climáticas estavam fazendo o município “desaparecer”.
De acordo com o Porto de Santos, a navegação foi suspensa entre 7h e 9h20. Nesse período, segundo o porto, “as operações portuárias nos terminais ocorreram normalmente”.
A travessia de balsas entre Santos e Guarujá também foi afetada por causa do tempo encoberto. Longas filas se formaram e a espera chegou a 1h40 — o tempo médio são 10 minutos. “Quase que não consigo atravessar hoje. Santos tá tomada por neblina”, relatou, na manhã desta terça-feira, uma usuária do X (antigo Twitter).
Segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), o serviço de balsas foi paralisado entre 5h53 e 7h49 por causa do mau tempo, que prejudicou a visibilidade. Depois disso, a operação foi gradualmente retomada.
Por volta de 10h, a fila de espera era de 20 minutos nos dois sentidos, de acordo com a Semil. A operação é realizada com cinco embarcações.
“Rio-Santos pegando fogo”
Nas redes sociais, moradores da Baixada Santista fizeram piada com a situação. “Achei que a Rio-Santos tava pegando fogo… Era uma neblina baixíssima!!!”, disse uma usuária do X (antigo Twitter).
“Que neblina é essa? Parece que Santos tá sumindo”, escreveu outra.