metropoles.com

Nadadora expulsa de Olimpíadas contrata advogados para “tomar medidas”

Advogados dizem que nadadora passa por período de restabelecimento psicológico após expulsão das Olimpíadas de Paris

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes Sociais
Imagem colorida mostra mulher branca com cabelos escuros longos e lisos. Ela veste camiseta amarela com listras brancas. Ao fundo está a Torre Eiffel com arcos olímpicos pendurados nela - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra mulher branca com cabelos escuros longos e lisos. Ela veste camiseta amarela com listras brancas. Ao fundo está a Torre Eiffel com arcos olímpicos pendurados nela - Metrópoles - Foto: Reprodução/Redes Sociais

São Paulo — A nadadora Ana Carolina Vieira, expulsa da delegação brasileira que disputa as Olimpíadas de Paris, contratou um escritório de advocacia para defendê-la do “desligamento arbitrário e sem possibilidade de defesa”. Em uma rede social, a atleta publicou uma nota à imprensa na qual a equipe de defesa diz que “medidas serão tomadas”.

Ana Carolina foi expulsa no dia 27 de julho. Segundo o Comitê Olímpico do Brasil (COB), a atleta saiu da Vila Olímpica na noite da última sexta-feira (26/7), mesmo sem receber autorização para tanto. Os competidores devem permanecer concentrados no local durante os jogos olímpicos. Ela também teria discutido com a delegação da natação contra a decisão de retirar a nadadora Mafê Costa de uma prova de revezamento.

6 imagens
Ana Carolina Vieira e Gabriel Santos
Ana Carolina Vieira e Gabriel Santos
Ana Carolina Vieira e Gabriel Santos
Ana Carolina Vieira e Gabriel Santos
1 de 6

Ana Carolina Vieira

Reprodução/Redes sociais
2 de 6

Reprodução/ Instagram
3 de 6

Ana Carolina Vieira e Gabriel Santos

Reprodução/ instagram
4 de 6

Ana Carolina Vieira e Gabriel Santos

Reprodução/Redes sociais
5 de 6

Ana Carolina Vieira e Gabriel Santos

Reprodução/Redes sociais
6 de 6

Ana Carolina Vieira e Gabriel Santos

Reprodução/Redes sociais

De acordo com a nota, “movida por um senso de patriotismo, sabendo que a decisão influenciaria diretamente no desempenho da equipe, Ana Carolina, em nome da equipe, se insurgiu, o que jamais poderá se confundir com agressividade ou desrespeito”.

A ida, à Torre Eiffel, diz a nota, “foi realizada por incontáveis atletas das mais diversas modalidades”, durou aproximadamente 1h15 e o traslado foi com veículos oficiais para competidores.

Os advogados Octavio Rolim de França Pereira e Patrícia Cristina de Britto assinam o texto no qual dizem que a nadadora vai se manifestar publicamente em momento oportunos, “pois encontra-se em período de restabelecimento psicológico com acompanhamento profissional em virtude de todo ocorrido envolvendo o seu nome como profissional e, sobretudo, sua dignidade como mulher”.

A defesa da atleta alega que ela se viu em completo desamparo e que os danos são irreparáveis do ponto de vista psicológico e profissional.

O Metrópoles entrou em contato com o Comitê Olímpico Brasileiro, que manteve o posicionamento enviado à época do desligamento da atleta. O COB informou que prestou apoio à atleta e negou as acusações que ela fez após o caso.

“Ao longo de todo o processo, Ana Carolina Vieira esteve acompanhada da Oficial de Salvaguarda e líder do Esporte Seguro da Missão brasileira em Paris, que lhe prestou apoio. A atleta falou com a mãe, com o psicólogo da delegação, arrumou suas malas e teve acesso irrestrito a alimentação e hidratação antes de se dirigir ao aeroporto,” alega o comitê

Ana Carolina tem 22 anos e faz parte do Esporte Clube Pinheiros. A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) diz que a atleta já conquistou 147 ouros, 97 pratas e 48 bronzes em sua carreira.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?