Na véspera de acidente, piloto falou sobre estreia no Brasil: “Sonhos”
Piloto argentino Lorenzo Somaschini, de 9 anos, morreu após grave acidente em Interlagos; ele era considerado um prodígio do motociclismo
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Na quinta-feira (13/6), um dia antes de sofrer um grave acidente no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, o piloto argentino Lorenzo Somaschini, de 9 anos, escreveu, em seu último post nas redes sociais, sobre sua estreia no Brasil. “Realizando sonhos”, postou.
Lorenzo morreu nessa segunda-feira (17/6), após ficar internado em estado grave por três dias. Sua morte causou comoção na Argentina, onde era considerado pela imprensa especializada um “menino prodígio do motociclismo”.
O piloto estava no Brasil pela primeira vez, para disputar a Honda Junior Cup — categoria para participantes entre 8 e 16 anos que integra a programação da SuperBike Brasil, um dos maiores campeonatos de motociclismo do continente.
Em sua última postagem, o garoto falou sobre a alegria de estar no país vizinho:
“Realizando sonhos… Primeiro treino em Interlagos, Brasil, me preparando para a Junior Cup”
O post traz, ainda, uma sequência de imagens do jovem piloto em São Paulo (veja abaixo).
Ver essa foto no Instagram
Piloto ejetado
De acordo com a organização da SuperBike, Lorenzo caiu da moto que pilotava após sofrer um highside durante os treinos livres de sexta-feira (14/6) da Honda Junior Cup. O acidente aconteceu na Curva do Pinheirinho.
O highside é uma manobra em que há excesso de velocidade após uma curva, fazendo com que o pneu traseiro perca aderência e patine. Quando o pneu recupera a aderência e para de patinar, ocorre um solavanco que ejeta o piloto para o ar.
Lorenzo, que feriu a cabeça, estava internado em estado grave no Hospital Albert Einstein, depois de ter sido transferido do Hospital Geral de Pedreira, na zona sul da cidade.
Minimoto aos 4 anos
Segundo o jornal argentino Clarín, Lorenzo era apaixonado por motos. Aos quatro anos, ganhou de seu pai uma minimoto e, desde então, nunca parou de pilotar. Seu talento nato o levou a participar muito rapidamente de torneios de sua categoria.
Ele se formou na escola de Diego Pierluigi, premiado piloto argentino. Em entrevista a uma rádio de seu país antes da confirmação da morte, Pierluigi falou sobre o acidente. “Ele estava na segunda volta quando sofreu a queda na curva mais lenta do circuito. Foi uma união de muitas coisas. Sofreu um highside. Foi uma queda muito lenta, mas ele bateu a cabeça em uma posição que hoje o coloca lutando pela vida.”
No Instagram, Pierluigi homenageou o ex-aluno: “Obrigado por me deixar fazer parte de seu sonho. Descansa em paz, campeão.”
Sem medo de cair
A estreia de Lorenzo na Junior Cup do SuperBike da Argentina ocorreu em abril deste ano. “Meu sonho é chegar ao MotoGP, ser o campeão do mundo”, disse o menino em entrevista na ocasião.
Ao jornal La Capital de Rosario, quando questionado se tinha medo de uma possível queda, ele respondeu: “Não, mas no começo eu tinha. Quando vejo que vou para o chão, tento me enrolar como uma bola e penso que não vai ser nada”.
Natural de Rosario, o garoto completaria 10 anos no dia 17 de julho.
SuperBike lamenta
Nas redes sociais, a SuperBike Brasil lamentou a morte do jovem piloto. “O SuperBike Brasil comunica, com muita tristeza e pesar, o falecimento do piloto Lorenzo Somaschini nesta segunda-feira (17/6), às 19h43”, diz trecho do comunicado. “O argentino, natural de Rosário, estava internado no Hospital Albert Einstein, sob cuidados médicos intensivos e, infelizmente, não resistiu.”
A organização do campeonato disse, ainda, que toda a equipe está consternada e manifestou “sinceros sentimentos a todos os familiares e amigos de Lorenzo”.
A categoria Honda Junior Cup reúne pilotos de 8 a 16 anos. As motos usadas são de 160 cilindradas adaptadas e preparadas para competição, com pedaleiras e guidão adequados ao tamanho de cada criança.