Na Faria Lima, síndico coloca placa de alerta para “roubo de celular”
Síndico colocou placas com aviso sobre roubos de celular na calçada da Avenida Faria Lima; região registrou três casos por dia neste ano
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Pessoas que circulam na Avenida Brigadeiro Faria Lima, principal centro financeiro do país, na zona oeste de São Paulo, presenciam uma onda de assaltos na região.
A insegurança motivou o síndico de um prédio comercial a colocar placas nas calçadas para alertar os pedestres: “Cuidado. Local com alto índice de roubo de celular”.
Marcus Tavolari, de 49 anos, é síndico do Edifício Barão De Rothschild, localizado na esquina com a Avenida Rebouças. O empresário trabalha há mais de 20 anos no condomínio e encomendou dois cavaletes com mensagens alertando os pedestres sobre o perigo no local.
“O intuito das placas é para as pessoas evitarem usar o celular na rua. Constantemente, temos relatos e vemos pessoas sendo roubadas por aqui, inclusive na frente do prédio. O que podemos fazer é isso, infelizmente”, diz Marcus, ao Metrópoles.
De acordo com o síndico, os assaltantes geralmente passam de bicicleta, disfarçados com mochilas usadas por entregadores de comida, e aproveitam a distração das vítimas para roubar os celulares. Como as calçadas da avenida são largas e movimentadas, eles conseguem praticar vários crimes com agilidade, relata Marcus.
O empresário mantém contato com outros síndicos da Faria Lima e conversou com eles sobre as placas, mas não eles quiseram colocar em frente aos seus respectivos prédios alegando que “desvalorizam a região”. “Eu acho que desvalorizado já está”, diz Marcus.
Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP), foram registrados 618 roubos de celular na avenida de janeiro a julho de 2023 — o que equivale a praticamente 3 roubos por dia só nessa via.