Museu do Futebol reabre em 12 de julho com 3 dias de entrada gratuita
Museu localizado no Estádio do Pacaembu ganhou sala em homenagem a Pelé e mais espaço para futebol feminino
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Renovado, o Museu do Futebol, no Pacaembu, na zona oeste de São Paulo, vai reabrir ao público no próximo dia 12 de julho com três dias de ingressos gratuitos. De acordo com a Secretaria da Cultura do Estado, o espaço passou por sua maior atualização desde a abertura, em 2008.
Algumas salas foram ampliadas, outras criadas ou substituídas. O projeto também contemplou recursos de acessibilidade, com ampliação dos pisos, mapas e maquetes táteis e inserção de mais conteúdos em libras.
A partir da reformulação, o museu abriu espaço para o futebol feminino e para tratar de temas contemporâneos, como diversidade, inclusão e questões raciais dentro e fora de campo. Há uma nova sala em homenagem a Pelé.
“O propósito foi torná-lo [o museu] ainda mais emocionante, moderno e lúdico para acompanhar as transformações no futebol e na sociedade, ocorridas desde a sua inauguração, há 16 anos”, diz o texto de divulgação da secretaria.
Estádio do Pacaembu
O museu fica localizado no estádio do Pacaembu, agora Mercado Livre Arena Pacaembu, cuja gestão foi cedida à iniciativa privada e está sob a administração da concessionária Allegra.
A empresa assumiu o contrato de manutenção, gestão e operação em 25 de janeiro de 2020 e iniciou as obras de reforma em junho de 2021. Com vários atrasos no cronograma, a obra só será 100% finalizada em 2025.
O próprio museu, que segue ligado à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, tinha previsão de reabertura em maio de 2024. Infiltrações na arquibancada norte do estádio, que fica sobre o museu, danificaram pisos e equipamentos e retardaram a entrega das obras.
O Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e foi um dos pioneiros no país na utilização de recursos audiovisuais e interativos para tratar de um patrimônio imaterial – o futebol.
Nesses dezesseis anos de funcionamento, o museu acumula quase cinco milhões de visitantes presenciais, 22 exposições temporárias realizadas e outras 17 virtuais, mais de 440 eventos de programação cultural e 635 mil estudantes atendidos pelo Núcleo Educativo.
Ingressos gratuitos
A retirada pode ser feita na bilheteria da instituição.
Quando: sexta-feira (12/7), sábado (13/7) e domingo (14/7)
Endereço: Praça Charles Miller, s/n (no estádio Mercado Livre Arena Pacaembu)
Horário: de terça a domingo, das 9h às 18h, com entrada permitida até 17h
Depois das datas de reinauguração, os ingressos custarão R$ 24 ou R$ 12 para meia-entrada. Crianças de até 7 anos não pagam. Às terças-feiras a entrada é gratuita.