metropoles.com

Museu das Favelas vai mudar de sede. Confira novo endereço

Instituição vai sair do Palácio dos Campos Elíseos, onde esteve desde sua inauguração, em 2022

atualizado

Compartilhar notícia

Black Pipe / Divulgação
imagem colorida mostra palácio no centro de sp
1 de 1 imagem colorida mostra palácio no centro de sp - Foto: Black Pipe / Divulgação

São Paulo – Os visitantes que gostam de passear pelas exposições do Museu das Favelas no Palácio dos Campos Elíseos, no centro de São Paulo, têm só até este fim de semana para curtir o espaço cultural dentro do prédio histórico.

Nesta sexta-feira (23/8), o governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou que o museu será transferido para outro endereço: a sede da Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania, hoje localizada no Largo do Pateo do Collegio, também na região central.

Por causa da mudança, o museu ficará fechado a partir da próxima segunda-feira (26/8) e será reaberto ao público já no novo local, em novembro. O último fim de semana da instituição no Palácio terá uma programação diversificada.

6 imagens
Museu das Favelas ocupa o Palácio dos Campos Elíseos
Trabalho da artista Ligia Lisboa ocupa o hall do Museu das Favelas
"Visão Periférica" projeta fotografias de coletivos e fotógrafos da periferia
Sala dos Espelhos do Museu das Favelas
Carla Zulu é a diretora de relações institucionais do Museu das Favelas
1 de 6

Museu das Favelas foi inaugurado em São Paulo em 2022

Fabio Vieira / Metrópoles
2 de 6

Museu das Favelas ocupa o Palácio dos Campos Elíseos

Carlos Pires
3 de 6

Trabalho da artista Ligia Lisboa ocupa o hall do Museu das Favelas

Fábio Vieira / Metrópoles
4 de 6

"Visão Periférica" projeta fotografias de coletivos e fotógrafos da periferia

Fábio Vieira / Metrópoles
5 de 6

Sala dos Espelhos do Museu das Favelas

Carlos Pires
6 de 6

Carla Zulu é a diretora de relações institucionais do Museu das Favelas

Carlos Pires

No sábado (24/8), o evento “Dia de Corre” promove um encontro de empreendedores periféricos, com a participação de convidados como a empresária Eliane Dias (Boogie Week e Racionais MC’s) e a artista Jup do Bairro. No domingo (25/8), o museu recebe o Fórum Estadual de Mulheres no Hip Hop, com oficinas culturais, rodas de conversa, feira com empreendedores, exposições, pocket shows e uma cerimônia de homenagem às mulheres do Hip Hop.

A organização social Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), que é responsável pela gestão do museu, afirma que a mudança atenderá ao projeto para a nova sede administrativa do governo na região central.

“A mudança estratégica para um espaço de grande circulação e oferta de equipamentos culturais e turísticos busca fortalecer a promoção e preservação do patrimônio cultural das favelas e atender ao Projeto do Centro Administrativo do Governo, com a transferência de órgãos estaduais para a região do Campos Elíseos”, diz a nota da organização.

Segundo o governo estadual, o Palácio dos Campos Elíseos será ocupado pela Secretaria da Justiça e Cidadania. A mudança da pasta começará em setembro e será realizada em duas etapas.

“Na primeira, serão transferidos o gabinete do secretário da Justiça, Fábio Prieto, e as áreas técnicas. Na segunda etapa, que envolverá a área administrativa da Pasta e outras repartições, a mudança será concluída até o final do primeiro trimestre de 2025”, afirma a secretaria em nota.

O Palácio dos Campos Elíseos foi projetado pelo arquiteto alemão Matheus Häusler para ser a moradia da família do cafeicultor Elias Antônio Pacheco e Chaves, no século XIX. As obras do edifício, que conta com aproximadamente 4.000 m², foram terminadas em 1899.

Anos depois, o palácio se tornaria sede dos governadores de São Paulo. Com a ida do governo para o Palácio dos Bandeirantes no Morumbi, zona sudoeste da cidade, o espaço passou a receber diferentes secretarias e órgãos do governo. Entre 2017 e 2019, o lugar foi sede do Centro de Referência em Inovação do SEBRAE. Em 2022, o Museu das Favelas ocupou o Palácio.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?