Museu da Casa Brasileira deixará casarão que ocupa na Faria Lima
A partir de 30/4, o Museu da Casa Brasileira não ocupará mais o casarão na Avenida Faria Lima; ainda não foi informado novo endereço
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Especializado em arquitetura e design, o Museu da Casa Brasileira (MCB) deixará de funcionar em 30/4 no casarão localizado na avenida Brigadeiro Faria Lima, na capital paulista, e ainda não tem um novo endereço.
A instituição cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo estava havia 51 anos no Solar Fábio Prado, que pertence à Fundação Padre Anchieta (FPA), por meio de um convênio.
A secretaria estadual e a fundação afirmam que o convênio foi encerrado de comum acordo, mas não informaram o motivo.
O MCB é o único museu do país dedicado à arquitetura e ao design.
“O Solar Fábio Prado é de propriedade da Fundação e foi disponibilizado para ser ocupado da maneira que seus gestores decidirem. Parte do acervo pertence ao Solar e a parte que pertence ao Estado será transferida para uma reserva técnica até que seja redefinido, em breve, o novo espaço para o Museu da Casa Brasileira”, disse a pasta em nota.
Já a Fundação Padre Anchieta informou em comunicado que o MCB “será transferido para outro espaço na capital, mantendo os mesmos padrões voltados à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira”.
De acordo com a FPA, o Solar Fábio Prado será um espaço cultural que abraçará todos os tipos de arte e seguirá com exposições e eventos. O restaurante Capim Santo, que também funciona no endereço, não terá seus serviços alterados.