metropoles.com

Multilaser: deputado pede convocação de Feder para falar de contratos

Secretário de Educação do governo Tarcísio, Renato Feder detém 28% das ações da Multilaser, empresa que tem contrato com o governo de SP

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Governo de SP
Imagem colorida mostra Renato Feder, um homem branco de cabelos escuros, curtos, sorrindo. Ele usa um terno azul escuro, camisa clara e uma gravata azul royal - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Renato Feder, um homem branco de cabelos escuros, curtos, sorrindo. Ele usa um terno azul escuro, camisa clara e uma gravata azul royal - Metrópoles - Foto: Divulgação/Governo de SP

São Paulo – O deputado estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania) protocolou um pedido para convocar o secretário de Educação, Renato Feder, para conceder explicações à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) sobre os contratos da Multilaser – empresa da qual Feder é sócio – com a pasta que comanda.

O requerimento foi divulgado no Diário Oficial desta terça-feira, 16/8, e deve ser votado pelo plenário da Casa ainda esta semana. Caso a convocação seja aprovada, Feder terá até 30 dias para comparecer à Alesp.

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) investiga o secretário por suspeita de conflito de interesses envolvendo os contratos da Educação com a Multilaser.

Feder é, indiretamente, um dos donos da Multilaser. O secretário tem uma empresa offshore em Delaware, paraíso fiscal dos Estados Unidos, e essa empresa detém 28% das ações da Multilaser. A propriedade das ações foi revelada pelo Metrópoles em janeiro depois de Feder dizer que não tinha mais relações com a empresa.

Ainda em janeiro, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) disse que o governo não faria mais contratos com a empresa, que foi contratada por R$ 184 milhões pela Secretaria da Educação para fornecer notebooks e celulares em dezembro de 2022, no fim do governo Rodrigo Garcia (PSDB) e após a eleição de Tarcísio.

No entanto, a gestão assinou novos contratos com a empresa, totalizando R$ 243 mil. Os negócios foram firmados pelo Instituto de Assistência Médica do Servidor Público Estadual (Iamspe), pelo Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos, e pela Faculdade de Medicina Veterinária de Botucatu. Nenhum dos órgãos é vinculado à pasta de Feder.

A Multilaser já atrasou a entrega de notebooks para a Secretaria da Educação, em abril. Mas a empresa não foi multada por atrasos, conforme revelou o Metrópoles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?