MPSP recomenda e jogos entre 6 times de SP terão torcida única em 2025
FPF atendeu recomendação do MPSP e partidas entre São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Santos, Guarani e Ponte Preta não terão visitantes
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — A Federação Paulista de Futebol (FPF) atendeu a uma recomendação do Ministério Público de São Paulo (MPSP) e manteve os jogos envolvendo São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Santos, Guarani e Ponte Preta com torcida única.
Na opinião do promotor de Justiça Roberto Bacal, jogos com torcida única, adotados no Estado de São Paulo desde 2016, têm apresentado bons resultados. Ele citou como exemplos o aumento de público nos estádios e a diminuição na ocorrência de crimes nas praças esportivas e em seu entorno.
“Ao contrário da boa prática referida, os jogos realizados em São Paulo entre grandes equipes e rivais dos Campeonatos Brasileiro e da Copa do Brasil, bem como da Libertadores da América, diante da experiência verificada, tem trazido diversos incidentes de intolerância, violência incontrolável e inadmissível nos dias atuais aos estádios paulistas”, escreveu Bacal na recomendação direcionada à FPF.
A torcida única nos clássicos paulistas acontece desde 2016, quando uma briga entre corintianos e palmeirenses levou à morte de uma pessoa. Desde então, apenas os mandantes podem ter torcedores em confrontos entre rivais. Alguns anos depois, à proibição foi levada até Campinas, para Ponte Preta e Guarani.
Não há no estado uma lei que determina a realização de jogos com apenas uma das torcidas. Então, o Ministério Público precisa recomendar à FPF todo início de temporada que os jogos ocorram sem a presença de visitantes nos estádios. É a federação que determina a restrição aos torcedores.
A FPF não precisa aceitar a recomendação do MP. Porém, a entidade acata para evitar o risco de acabar sendo responsabilizada por incidentes que venham a ocorrer nessas partidas. O primeiro jogo com torcida única em 2025 será entre Ponte Preta e Santos, pela segunda rodada do Paulistão, em Campinas. O embate acontecerá no dia 19 de janeiro.