metropoles.com

MPSP quer que PMs usem câmeras nas fardas em operações conjuntas

Edital de aquisição de novas câmeras pelo governo de SP virou alvo de ação civil pública no STF; TCE negou pedido de suspensão do edital

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Agência Brasil
Câmera corporal
1 de 1 Câmera corporal - Foto: Agência Brasil

São Paulo – O Ministério Público de São Paulo (MPSP) se manifestou a favor do uso de câmeras nas fardas de policiais militares quando a PM participar de operações conjuntas com o Gaeco, braço do MPSP voltado para o combate ao crime organizado.

Em ação civil pública que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o novo edital de compra de câmeras corporais em São Paulo, o procurador-geral de Justiça, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, afirmou que os equipamentos funcionam como meios de prova em processos criminais e de controle da atividade policial, função desempenhada pelo MPSP.

A informação foi divulgada pela GloboNews e confirmada pelo Metrópoles. No documento, publicado na quarta-feira (5/6), Costa afirma que as câmeras nas fardas “servem como eficaz e idôneo elemento de prova para viabilizar a condenação criminal, sendo útil ferramenta no combate à criminalidade”.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) já havia se manifestado pedindo alterações no edital do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) que prevê a compra de 12 mil câmeras.

De acordo com a PGR, o edital não especifica que, no caso de gravações intencionais, é necessário armazenar as imagens por 365 dias, conforme estabelecido pelo Ministério da Justiça em 28 de maio.

TCE mantém edital das câmeras

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP) rejeitou, nessa sexta (7/6), o pedido de suspensão do edital para a compra das câmeras, feito pela vereadora Elaine do Quilombo Periférico (PSol).

A parlamentar questionou o TCE sobre suposta violação de direitos humanos e individuais. No entanto, o conselheiro Robson Marinho afirmou que a temática é de alçada do Judiciário, e não de um órgão de controle, como é o caso dos tribunais de contas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?