metropoles.com

TJSP: medidas protetivas não têm prazo de vigência

Para o TJSP, medidas protetivas só podem ser revogadas quando houver alteração do cenário em casos de violência contra a mulher

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Imagem colorida mostra mão feminina, com letra x pintada de vermelho na palma - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra mão feminina, com letra x pintada de vermelho na palma - Metrópoles - Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

São Paulo – A 7ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) derrubou decisão de um juiz de Pitangueiras que havia fixado prazo de validade às medidas protetivas concedidas a uma mulher.

A decisão mantém proteção à vítima por tempo indeterminado, ou seja, enquanto persistir risco à integridade física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral dela ou de seus dependentes.

A concessão de medidas protetivas foi solicitada pela autoridade policial com a finalidade de romper quadro de violência doméstica. Ao atender o pedido, porém, o juízo estabeleceu vigência de 180 dias e condicionou eventual prorrogação da proteção à manifestação de interesse da vítima, com antecedência mínima de 10 dias, do Ministério Público ou da polícia.

O promotor de Justiça Carlos Eduardo Devós de Melo, do Ministério Público de SP (MPSP), entrou com recurso e alegou que não há prazo de validade estabelecido para as medidas protetivas de urgência, considerando a Lei 14.550/2023.

De acordo com o magistrado Aguinaldo de Freitas Filho, relator do recurso, medidas protetivas só podem ser revogadas quando houver alteração no cenário fático, acrescentando que fixar um prazo de vigência representaria ônus à vítima.

De acordo com ele, a vítima “teria de arcar com mais uma preocupação e um motivo de ansiedade, de ficar atenta ao prazo para procurar o Ministério Público ou a polícia, para pedir a prorrogação de uma medida que somente visa proteger-lhe, sem que provoque qualquer prejuízo ao ex-companheiro”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?