metropoles.com

MPSP e governo estadual investigam descarrilamento na Linha 5-Lilás

Ministério Público e governo estadual investigam descarrilamento de trem ocorrido na noite de sábado na Linha 5-Lilás, na zona sul de SP

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/ViaMobilidade
Trem da linha 5-lilás, na Estação Santo Amaro, na zona sul de São Paulo
1 de 1 Trem da linha 5-lilás, na Estação Santo Amaro, na zona sul de São Paulo - Foto: Divulgação/ViaMobilidade

São Paulo — O Ministério Público de São Paulo (MPSP) e o governo estadual vão investigar o descarrilamento de um trem da Linha 5-Lilás, na noite do último sábado (24/6), nas proximidades da Estação Santo Amaro, na zona sul de São Paulo.

A Linha 5-Lilás foi concedida à ViaMobilidade, do grupo CCR, em 2018. Também estão sob responsabilidade da empresa as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, que integravam a CPTM até o início de 2022. Está ainda sob o “guarda-chuva” da CCR a Linha 4-Amarela.

Segundo o Ministério Público, a investigação será conduzida pelo promotor André Pascoal, da Promotoria do Patrimônio Público e Social.

A Secretaria Estadual de Parcerias e Investimentos afirma que após o descarrilamento iniciou “investigações e diligências para precisar a causa e, principalmente, revalidar procedimentos de segurança com a concessionária para evitar novos episódios”.

“Comprovado erro técnico na operacionalização por parte da empresa, será aplicada penalização conforme previsto no contrato de concessão”, afirma a pasta, em nota.

Segundo a secretaria, desde 2022, foram instaurados processos administrativos para apurar nove ocorrências envolvendo a ViaMobilidade. A pasta diz que todos esses procedimentos estão em fase de análise de recursos e ou de defesa.

“As ocorrências consistem em atraso em obra, falhas em procedimentos operacionais, falhas em atividades de manutenção e utilização indevida de equipamentos”, afirma.

Questionada sobre as circunstâncias do descarrilamento, bem como sobre o número de falhas ocorridas na Linha 5-Lilás desde o início do ano, além das providências para evitar novos incidentes, a ViaMobilidade respondeu apenas que “está à disposição para contribuir com os esclarecimentos sobre a ocorrência deste sábado, cujas causas estão sendo investigadas”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?