metropoles.com

MPSP pede que livro acusado de “doutrinação” seja devolvido a escolas

Livro sobre mulheres cientistas foi retirado de salas de aula de São José dos Campos após reclamações de “doutrinação religiosa” de vereador

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução- Redes Sociais
Três livros distribuídos sobre uma mesa de madeira- Metrópoles
1 de 1 Três livros distribuídos sobre uma mesa de madeira- Metrópoles - Foto: Reprodução- Redes Sociais

São Paulo — O Ministério Público de São Paulo (MPSP) e a Defensoria Pública entraram com uma ação pedindo que a Justiça obrigue a Prefeitura de São José dos Campos, no interior do estado de São Paulo, a devolver para as escolas da cidade unidades do livro “Meninas Sonhadoras, Mulheres Cientistas”, retiradas em junho após reclamações do vereador do município Thomaz Henrique (PL). Ele acusou a obra de fazer “doutrinação religiosa” com os alunos.

Após as denúncias do vereador, a Prefeitura da cidade recolheu os materiais e disse que a equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania iria reavaliar os livros.

O livro escrito por Flávia Martins de Carvalho, juíza de direito no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e juíza auxiliar no Supremo Tribunal Federal (STF), conta a história de mulheres que se destacaram em diferentes áreas do conhecimento, trazendo biografias como da filósofa Sueli Carneiro, da antropóloga Debora Diniz e da ex-vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco.

O material havia sido comprado pela Prefeitura depois de uma recomendação da equipe pedagógica.

De acordo com a  ação ajuizada em 6/9 pelos promotores do MPSP, a remoção dos livros “violou o direito à educação e constituiu um ato de censura”. Além da redistribuição dos livros, o órgão também pede que a Justiça condene a Prefeitura do município a pagar uma indenização de R$ 150 mil por danos morais coletivos, destinando o valor ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e dos Adolescentes.

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?